terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Pão integral lindo, perfeito, maravilhoso!

Os pães integrais do mercado são a maior enrolação da história: quase não tem farinha integral, fora os outros vários aditivos.
Eu amo fazer pão e desde que ganhei a MFP, sempre que posso, faço pão em casa.
Testei várias receitas de pão integral e realmente é muito complicado encontrar um pão que seja 'comível', até que nas minhas andanças pela internet encontrei essa receita do Menu à Trois. É perfeita e sempre dá certo. Eu troquei a manteiga pelo óleo de coco e meu pão tornou-se um pão integral vegano lindo, macio e muito cheiroso.
Infelizmente leva açúcar e o fermento seco, mas pra  tentar melhorar eu coloco açúcar demerara ( que não deixa de ser açúcar ) e pretendo testar com o fermento biológico fresco, o que ainda não fiz porque é um pouco difícil de encontrar hoje em dia.
Esse pão dura em média 3 dias, se bem guardado, tampadinho. Deixo fora da geladeira e coloco no forno um pouquinho pra esquentar antes de comer, mas frio também é ótimo!
Vou postar a receita que faço na MFP e no link acima tem a receita original do Menu à Trois com sova feita na batedeira.

Precisa de:
- 500 gramas de farinha de trigo integral
- 6 gramas de fermento biologico seco
- 12 gramas de sal
- 18 gramas de açúcar
- 33 gramas de óleo de coco e mais um pouquinho pra untar o pão
- 300 gramas de água

Como faz:
Coloco na MFP a água, o óleo, sal, açúcar, farinha e, no meio, o fermento. Escolho o ciclo de massas,  deixo terminar o processo todo, tiro a massa da MFP e coloco na forma de pão untada e cubro a superfície do pão com uma camada fina de óleo de coco e espero crescer. Depois levo ao forno 250° pré aquecido e deixo 10 minutos e então diminuo a temperatura para 230° e deixo o pão por mais 20 minutos.
Ao final desses tempo é só bater na superfície do pão, como se estivesse batendo na madeira - rs - e se o som for oco o pão está pronto!








Nenhum comentário: