Mostrando postagens com marcador SOPAS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador SOPAS. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Sopa de milho.



Fiz uma receita de sopa de milho tirada do Comer para Crescer.
Resolvi dobrar a receita e, não sei se foi esse o motivo, mas ficou um pouco aguado, mesmo depois do mixer.
Como Maria tem uma certa dificuldade com isso, peguei duas batatas e cortei em cubinhos milimétricos, tampei a panela e deixei lá. Na hora de comer ficou mais substanciosa e Maria adorou !

O que precisa:
  • 1 lata de milho drenada
  • 500 ml de água
  • 1 cubo de caldo de legumes
  • 1 cebola pequena cortada em 4
  • 1 dente de alho pequeno fatiado
  • 1 colher de sopa cheia de requeijão
  • 1/2 caixinha de creme de leite
  • cebolinha e limão a gosto
  • sal e pimenta calabresa a gosto
Como faz:
Coloque em uma panela a água, o milho, o caldo de legumes, a cebola e o alho e deixe cozinhar por 20 minutos, com a panela tampada. Depois deste tempo, com a ajuda de um mixer bata todos os ingredientes. Coloque o requeijão e o creme de leite e misture bem. Corrija o sal e coloque pimenta a gosto. Sirva em um prato fundo, polvilhe cebolinha fresca picada e pingue gotas de limão.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sopinha de arroz integral e legumes.

Tinha um restinho de arroz integral no armário e uns legumes tristes e sozinhos.
Inventei uma sopa pra Maria almoçar hoje.

1 xícara de arroz integral lavado e escorrido.
4 dentes de alho ( sem a parte branca do meio )
1 cebola pequena
3 colheres de sopa de óleo
1 ceoura pequena picada
1 inhame picado
1 batata doce pequena picada
1 chuchu pequeno picado
1 batata bem grande cortada em pedaços grandes.
alecrim

P.S.: foi tudo pequeno porque minha panela de pressão é aquela pequenininha de 2 1/2 litros.

Como fiz:
Cozinhei a batata em 4 xícaras de água e um pouquinho de alecrim. Depois de cozido, coloquei as batatas e a água do cozimento ( tirei o alecrim ) em uma bacia pra esfriar um pouquinho.
Enquanto isso, na panela de pressão, refoguei o alho amassado e a cebola picada no óleo. Coloquei o arroz, dei uma mexidinha, coloquei os legumes, mexi mais um pouquinho e coloquei 2 xícaras do caldo do cozimento da batata e deixei em fogo baixo.
Bati no liquidificador as batatas e o resto da água. Acrescentei à panela, coloquei um pouquinho de sal, mais um pouquinho de alecrim, tampei e deixei cozinhar por 20 minutos.

Sopa de abóbora e feijão branco.

Adaptando essa receita da Ana, hoje vou fazer essa sopa, mas acrescentando couve e coentro.
Também vou retirar alguns ingredientes, como a salvia, por exemplo.
Vamos ver no que vai dar !

....................


Como fiz:

Feijão:
  • 1 e 1/2 xícara de feijão branco
  • 2 folhas de louro
  • 1 dente de alho inteiro, descascado.
  • 6 xícaras de água 
        Deixar o feijão de molho. Colocar na panela de pressão com o alho, o louro e a água. Ficou na pressão por 20 minutos. Escorrer e guardar os feijões e a água do cozimento.

Caldo:
  • 6 xícaras de água
  • cascas e sementes de 2 quilos de abóbora
  • a parte verde de 1 alho-poró
  • 4 dentes de alho
  • 5 ramos de salsa
  • 1 colher de sobremesa de sal
        Ferver tudo por 30 minutos. Escorrer, descartar os legumes e guardar o caldo.

Sopa:
  • 2 quilos de abóbora cortada em cubos bem pequenos
  • 1 alho-poró em rodelas
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 maço de couve picada
  • 1 maço de coentro
        Em óleo quente, colocar a abóbora o alho-poró e o alho picado. Deixar em fogo baixo, misturando, por mais ou menos 10 minutos. Acrescentar 8 xícaras de caldo, entre o de feijão e o de legumes. O meu deu certinho 4 xícaras de cada um.
Deixar cozinhar, em fogo baixo, por 30 minutos. Acresentar os feijões e a couve e cozinhar por mais 5 minutos. Quando desligar o fogo, colocar o coentro picado.