Mostrando postagens com marcador SALGADOS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador SALGADOS. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Torta de abobrinha e alho poró

Antes que eu esqueça, porque só na semana passada tirei foto de 3 receitas diferentes e não postei, corri pra cá. Claro que o fato das crianças estarem dormindo e o frio terrível do Rio de Janeiro me impedir de lavar a louça ajuda bastante numa postagem, mas essa receita ficou muito boa. Essa torta, se é que pode ser chamada de torta, é muito leve e acho que pode ser feita com vários outros 'recheios'. Eu usei o que tinha: abobrinha, cebola roxa, alho e as folhas do alho poró. A massa é diferente, leve, muito boa e olha que eu usei óleo de soja, que geralmente deixa um gosto bem forte na massa, mas nessa receita ele desapareceu.
Encontrei a receita no Pecado da Gula, que eu amo, e fiz algumas adaptações. A receia original está no link e a que coloco aqui é a que adaptei.

Precisa de:
- 80 gramas de farinha de trigo ( usei a com fermento )
- 2 ovos
- 1 colher de chá de fermento
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 xícara de óleo
- 4 colheres de sopa de queijo raladoalado
- 1 abobrinha pequena ralada
- 1/4 de cebola roxa picada
- 1 dente de alho ralado
- folhas do alho poró picadas bem finas

Como faz:
Bater no liquidificador: ovos, óleo e sal por 3 minutos. Eu tirei a película da gema.
Peneirar a farinha, acrescentar o queijo ralado e o fermento. Depois dos 3 minutos, coloque a mistura do liquidificador na farinha com queijo e misture. Entram então os itens do recheio. Misture tudo e coloque numa forma untada com azeite e leve ao forno pré aquecido, 180°, até dourar.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Frango com creme de milho e requeijão.

Esse frango fica bom até pra quem não gosta de frango - tipo eu!

Precisa de:
- Cerca de 800 gramas de frango. Pode ser desfiado ou em pedaços. Usei filé de frango que cortei em cubinhos pequenos;
- Alho, tomate, cebola, pimentão, cheiro verde, pimenta branca, azeitona;
- 1 lata de milho;
- 1 cx de creme de leite;
- 1 copo de requeijão;
- Parmesão

Como faz:
Refogar o frango com os temperos e cozinhar.
Bater no liquidificador o milho ( descarte a água da lata ) com p creme de leite e um pouquinho de sal. Bater bastante até virar um creme. Se ficar com pedaços não precisa peneirar.
Unte um refratário com manteiga ou azeite. Coloque um pouco de creme de milho no fundo. Por cima distribua o frango já morno ou frio. Por cima do frango coloque o requeijão. Pra espalhar mais fácil, deixei ele fora da geladeira e usei as costas de uma colher. Depois que o frango estiver coberto com o requeijão, espalhe o restante do creme de milho por cima, cubra com parmesão e leve ao forno, pré aquecido 200°, até dourar.

sábado, 11 de outubro de 2014

Quiche ( sem massa ) de estrogonofe.

Não sei se quiche é o nome certo mas escolhi usar porque a receita é a mesma de um creme para quiche.
Usei a sobra de um estrogonofe de frango e deu muito certo. So indico assar em ramequins, porque usei uma forma e, como se pode ver na foto, ficou muito baixo, não cresce nada.

Precisa de:
- cerca de 3/4 xíc de sobra de estrogonofe;
- 1 caixa de creme de leite;
- 2 ovos;
- sal e pimenta, se achar que precisa;
- parmesão ralado.

Como faz:
Misturar o estrogonofe com o creme de leite e acrescentar sal e pimenta. Junte os ovos, misture, coloque em ramequins untados com manteiga e cubra com parmesão ralado.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Pãozinho de batata recheado.

Pão fofinho e fácil de fazer!

Precisa de:
- 1 batata ( com 200 gramas ) cozida ( cozinhe a batata inteira com a casca )
- 1/2 xicara de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de chá de sal
- 2 colheres de chá de fermento seco instantâneo
- 2 colheres de sopa de açucar
- 1 ovo
- 3 xícaras de farinha de trigo

Como faz:
Amasse a batata e adicione todos os ingredientes e sove até a massa ficar lisa, elástica e desgrudar da mão. Se necessário, acrescente mais farinha aos poucos.
Deixe a massa crescer por cerca de 1 hora. Modele os pães e deixe descansar por 30 minutos.
Asse em forno pre aquecido 180° até dourar.

Fiz triangulos de massa e recheei com queijo e presunto e fiz bolinhas recheadas com Polenguinho.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Omelete de forno com batatas.

Antes de mais nada preciso me desculpar por publicar fotos tão ruins. Realmente é incrivel minha falta de talento e a câmera do celular não é a melhor opção para boas fotos mas, no meu caso, é a única.
Essa é uma receita da série 'o que fazer quando não temos tempo/paciência'.
É fácil, rápido ( tá, picar coisas não é lá a coisa mas rápida do mundo mas né, mais rapido que fazer um nhoque ) e fica bom!

Precisa de:
- 3 ovos;
- 1 batata grande, cortada em rodelas de aproximadamente 0,5 cm e cozida
- 1/2 colher de chá, rasa, de fermento
- cerca de 1/4 ( 60 ml ) de água suuuuper gelada
- temperos de sua preferência ( usei cebola, tomate, pimentão, presunto picado, couve, as folhas do alho poró, pimenta branca e manjericão )

Como faz:
Pique os ingredientes, acrescente os ovos e bata até espumar ( com o garfo mesmo ). Junte o fermento e a água e misrure bem.
Coloque metade dessa mistura em uma forma ( pequena ) untada, arrume as rodelas de batata lado a lado e jogue por cima a outra metade da mistura. Leve ao forno pré aquecido, 180°, poraproximadamente 35 min.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Bolo salgado de milho e creme de cebola.

Peguei essa receita no pacotinho de creme de cebola.
Façam porque é muito boa, a massa é incrível, dá pra rechear com vários ingredientes e foi muito fácil de fazer.
Babado certo !

Massa:
1 xícara ( chá ) de leite
1 lata de milho verde escorrido
1 embalagem de creme de cebola
1 xícara ( chá ) de óleo
3 ovos
2 xícaras ( chá ) farinha de trigo
1 colher ( sopa ) fermento em pó

Cobertura ( sugestão da Knorr ):
400 g queijo prato ralado no ralo grosso
400 g tomate seco
Orégano

Usei:
Queijo prato fatiado, seleta de legumes, cebolinha e mussarela ralada.

Como faz:
Pré-aquecer o forno 180º. Untar uma assadeira grande ( 40 x 28 ) e reservar.
Bata no liquidificador o leite e o milho até triturar os grãos. Junte o creme de cebola, o óleo e os ovos e bata por mais 1 minuto ou até formar uma mistura homogênea.
Passe para uma tigela média, junte a farinha e o fermento e misture delicadamente. Coloque na assadeira e cubra com a cobertura.
Forno por cerca de 40 minutos ou até passar no teste do palito.

'Mistura de legumes' ou 'Como não batizar sua receita'.

Definitivamente não sirvo para batizar pratos e receitas.
No domingo, à noite, morrendo de sono, coloquei em prática os ensinamentos adquiridos com tantos anos de leituras de blogs de culinária e consegui fazer um prato que ficou bom, foi super rápido, dá pra aproveitar sobrinhas de legumes mas, não tem um nome decente. Triste isso !

Pegue pequenas porções de legumes picados ( usei o que tinha: chuchu, cenoura, abobrinha, pimentão e couve-flor ) e refogue por alguns instantes ( sabe quando o legume começa a 'suar' ? Refogue até aí ! ) com 1 dente de alho amassado, 1 cebola pequena e 3 colheres de azeite. Deixe eles quietos e faça a segunda parte.
Bata 2 claras em neve ( eu largo lá na batedeira e vou fazer o resto ).
Pre-aqueça o forno, 180°, unte um refratário ( usei um pequeno, tipo 20 x 30 ou qualquer coisa um pouco maior ou perto disso ).
Faça um bachamel ( ou molho branco ) aquecendo 2 colheres de manteiga, 2 colheres de farinha de trigo e acrescentando 300 ml de leite. Quando ferver, apague o fogo, acrescente 2 gemas ( peneiradas ou não ), misture e junte aos legumes. Coloque tudo no refratário e cubra ou não com queijo, ao seu gosto.
Leve ao forno por cerca de 35 minutos. Tá pronto quando estiver douradinho e o palito sair limpo ( ele não sai limpo, limpo porque a textura não deixa, mas se o palito não sair todo sujo, tá pronto ! ).

Sugestões de nomes decentes são aceitas.
;)

domingo, 6 de novembro de 2011

Omelete de forno com creme de cebola.

Uma receita fácil, inventada em um domingo de preguiça !

Precisa de:

  • 1 tomate pequeno, sem sementes, cortado em cubos;
  • 1/4 de xícara de leite;
  • 1 colher ( chá ) de fermento químico;
  • 4 colheres ( sopa ) de creme de cebola;
  • 2 colheres ( sopa ) de farinha de trigo;
  • 1 cenoura pequena, ralada;
  • salsa e cebolinha picadas;
  • 3 ovos;
  • 1 fio de azeite.
Como faz :
Misturar tomate, salsa e cebolinha, adicionar fermento, creme de cebola, farinha e misturar. Juntar o leite, misturar bem, acrescentar azeite e ovos. 
Colocar em forma untada ( usei azeite ) e levar ao forno pré-aquecido, 180º, por aproximadamente 30 minutos ( depende do seu forno. Observe se está dourado e espete com um palito, que deve sair seco ).



quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Alguma coisa de atum e brócolis.

Esse nome do título é esquisito, mas eu realmente não sei  que nome posso dar.
A receita da 'massa' eu encontrei no ( maravilhoso ) As Peripécias de Eva. O recheio fiz com uma lata de atum, 1/2 do talo de alho-poró em fatias, 1/4 do talo de 1 aipo em cubos, azeite e brócolis.
Dourei um pouquinho o alho-poró no azeite, acrescentei o brócolis e o aipo. O brócolis vi mudar de cor, ficar bem verdão, aí você apaga o fogo, vê o sal e coloca o atum, previamente desfiado com um garfo e deixa lá.
Aí você faz a massa batendo 2 claras em neve e juntando as 2 gemas ( passei na peneira ), um pouquinho de sal e 2 colheres ( sopa ) de farinha de trigo.

Eu untei um refratário com manteiga, coloquei o recheio e joguei essa massinha em cima. Ficou uns 30 minutos no forno 180°, que estava pré-aquecido.

Ficou muito bom de verdade.
Eva disse pra usar um recheio úmido, porque fica meio seco e realmente a massa é bem seca, mas é ótima. É muito leve e parece uma nuvenzinha. Dá pra inventar vários outros recheios.

A parte ruim da história é que ainda estou sem câmera, então não posso nem colocar uma foto aqui...
=/ 

sábado, 9 de outubro de 2010

Tortinhas de atum.

Minha lista de receitas pra testar só aumenta.
Ontem fiz tortinhas de atum. Tirei do La Cucinetta, mas troquei o recheio.
A massa é uma coisa muito curiosa, porque parece que deu errado, que tá muito mole, que vai grudar.
Antes de ir pra geladeira eu não liguei muito. Achei que ela, depois de 1 hora, ia ficar diferente, mais maleável. Ficou não. Coloquei a massa nas forminhas ( usei formas de bombocado ) com 1 colher de sopa e fui moldando com o polegar. É uma massa muito diferente, fica sequinha e muito leve.

Para a massa:
  • 115 gramas de cream cheese
  • 2 colheres ( sopa ) de manteiga em temperatura ambiente
  • 3/4 xícara de farinha de trigo
Como faz:
Na batedeira, bater o cream cheese e a manteiga por 1 minuto, na velocidade médio-baixa.
Minha batedeira ( que era da minha mãe ) é muuuito antiga, então só tem velocidade 1, 2 e 3. Bati na 2.
Depois, acrescente a farinha e bata, por mais 1 minuto ou até misturar bem, com a velocidade reduzida. Bati na 1.
Coloquei em um filme plástico e levei à geladeira por 1 hora.


Para o recheio:
  • 1 lata de atum
  • 1/2 lata de ervilhas
  • 4 colheres ( sopa ) de cebolinha picada
Como faz:
Misturar tudo.


Depois da geladeira, pré-aqueça o forno, 190° e molde as tortinhas nas formas.
Bata 1 ovo com 1 colher ( chá ) de farinha de trigo, velocidade 2, por 30 segundos e misture ao atum
Recheie as tortinhas e leve ao forno.
Assaram em 40 minutos.

P.S.: A receita original ( que não fiz porque Maria ainda não pode comer cogumelos ) está no link do La Cucinetta.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Crocantes de queijo.



Ontem, animadinha com o nome do blog, resolvi 'experimentar'.
E deu certo !
O bom de ter um blog que ninguém lê, é exatamente poder escrever sobre os fracassos gastronômicos e ninguém ficar sabendo.
Mas, minha experiência deu certo e vou deixar logo registrada aqui antes que eu esqueça.

O que precisa:
  • 1 pacote de creme de queijo
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de queijo ralado
  • 1 envelope de fermento biológico
  • 2 xícaras de água
Como faz:
Misturar tudo, cobrir com um pano e deixar descansar por 1 hora, mais ou menos.
Fritar e comer!

P.S. 1: Fiz inspirada na receita de crocantes de cebola que coloquei aqui.
P.S. 2: Fritar em óleo beeeeem quente. No início ele dá uma grudadinha no fundo da panela. Não tentar soltar. Quando ele fica mais moreninho, é mais fácil de soltar. Deixar ficar bem torradinho.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Quiche de alho-poró

Ontem, pela primeira vez fiz quiche.
Peguei um monte de comidinhas, tudo que tinha em pouca quantidade e fiz uma quiche pequena.
Achei muito boa, mas da próxima vez vou colocar mais alho-poró.

Massa:
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de manteiga gelada
  • 2 colheres de sopa de água gelada ( aproximadamente )
Como faz:
Misture tudo com as mãos e vá colocando a água aos poucos. Forre a forma com a massa e leve à geladeira.

Recheio:
  • 200 gramas de ricota
  • 1 alho-poró fatiado, refogado no azeite
  • 1/2 xícara de salsinha
  • 1/2 lata de ervilhas
  • 1 caixa de creme de leite
  • 2 ovos
  • sal
  • pimenta branca
  • noz moscada
  • 1/4 xícara de cebolinha
  • 1/4 xícara de azeitonas sem caroço e fatiadas
  • 1/3 xícara de queijo parmesão ralado
Como faz:
Esfarele a ricota e tempere com sal, pimenta branca e noz moscada. Acrescente a salsa, cebolinha, azeitonas, ervilhas, alho-poró e misture.
Bata os ovos com o creme de leite e o queijo ralado, acrescente à mistura de ricota e despeje na forma preparada com a massa.
No meu forno, pré-aquecido, 180°, ficou 40 minutos.

Tem foto, mas vou tentar dar uma melhoradinha nela !

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Arroz verde, purê e o primeiro tabule que dá certo.

Ano passado fiz um tabule. Ficou terrível !
No fim de semana passado fui pra Juiz de Fora e comi o melhor tabule do mundo. Daí voltei decidida a fazer um tabule que ficasse bom. Não ficou como o da Célia de Juiz de Fora, mas bem melhor do que o primeiro, estava !

Usei
  • 1 xícara de trigo
  • 1/2 cebola grande
  • 2 maço de salsa
  • 1 maço de cobolinha
  • 1/2 pimentão verde pequeno
  • 1 pepino pequeno
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • suco de meio limão pequeno
  • 2 xícaras de água gelada
  • sal
Como fiz:

Deixei o trigo de molho por uns 20 minutos na água gelada, filtrada, com um salzinho. Depois espremi pra tirar toda a água. Coloquei o vinagre, os outros ingredientes picados, o azeite, misturei e deixei umas 3 horas na geladeira.

Como gosto de inventar moda e aproveitar qualquer coisa, peguei os talos da salsinha, aquela parte branca da cebolinha e um pedacinho de alho-poró. Lavei 1 xícara de arroz e bati os talos no liquidificador com 2 xícaras de água. Sempre uso alho, mas dessa vez refoguei a parte branca da cebolinha picada e o alho-poró no azeite, misturei o arroz e coloquei os talos batidos com água.
Amei o arroz. Ficou muito suave e com um cheiro muito bom !

O purê nem tem muita novidade. Purê é tudo igual.
Cozinhei 2 batatas médias com um pouquinho de sal. Cortei um pouquinho de salsinha beeem pequenininha. Numa panela, esquentei 3 colheres de sopa de azeite, joguei a salsinha, dei uma mexidinha, coloquei as batatas amassadas, misteurei bem, acrescentei 2 colheres de sopa de creme de leite e 3 de queijo parmesão ralado. Ficou um pouquinho diferente do que faço sempre.

Tô ficando um pouco viciada em testar receitas e fazer coisas diferentes !

P.S.: Não gosto de postagens longas, porque depois fico vesga tentando achar o que quero.
Também não gosto de receitas sem fotos, mas a câmera tá bichada.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sopinha de arroz integral e legumes.

Tinha um restinho de arroz integral no armário e uns legumes tristes e sozinhos.
Inventei uma sopa pra Maria almoçar hoje.

1 xícara de arroz integral lavado e escorrido.
4 dentes de alho ( sem a parte branca do meio )
1 cebola pequena
3 colheres de sopa de óleo
1 ceoura pequena picada
1 inhame picado
1 batata doce pequena picada
1 chuchu pequeno picado
1 batata bem grande cortada em pedaços grandes.
alecrim

P.S.: foi tudo pequeno porque minha panela de pressão é aquela pequenininha de 2 1/2 litros.

Como fiz:
Cozinhei a batata em 4 xícaras de água e um pouquinho de alecrim. Depois de cozido, coloquei as batatas e a água do cozimento ( tirei o alecrim ) em uma bacia pra esfriar um pouquinho.
Enquanto isso, na panela de pressão, refoguei o alho amassado e a cebola picada no óleo. Coloquei o arroz, dei uma mexidinha, coloquei os legumes, mexi mais um pouquinho e coloquei 2 xícaras do caldo do cozimento da batata e deixei em fogo baixo.
Bati no liquidificador as batatas e o resto da água. Acrescentei à panela, coloquei um pouquinho de sal, mais um pouquinho de alecrim, tampei e deixei cozinhar por 20 minutos.

Sopa de abóbora e feijão branco.

Adaptando essa receita da Ana, hoje vou fazer essa sopa, mas acrescentando couve e coentro.
Também vou retirar alguns ingredientes, como a salvia, por exemplo.
Vamos ver no que vai dar !

....................


Como fiz:

Feijão:
  • 1 e 1/2 xícara de feijão branco
  • 2 folhas de louro
  • 1 dente de alho inteiro, descascado.
  • 6 xícaras de água 
        Deixar o feijão de molho. Colocar na panela de pressão com o alho, o louro e a água. Ficou na pressão por 20 minutos. Escorrer e guardar os feijões e a água do cozimento.

Caldo:
  • 6 xícaras de água
  • cascas e sementes de 2 quilos de abóbora
  • a parte verde de 1 alho-poró
  • 4 dentes de alho
  • 5 ramos de salsa
  • 1 colher de sobremesa de sal
        Ferver tudo por 30 minutos. Escorrer, descartar os legumes e guardar o caldo.

Sopa:
  • 2 quilos de abóbora cortada em cubos bem pequenos
  • 1 alho-poró em rodelas
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 maço de couve picada
  • 1 maço de coentro
        Em óleo quente, colocar a abóbora o alho-poró e o alho picado. Deixar em fogo baixo, misturando, por mais ou menos 10 minutos. Acrescentar 8 xícaras de caldo, entre o de feijão e o de legumes. O meu deu certinho 4 xícaras de cada um.
Deixar cozinhar, em fogo baixo, por 30 minutos. Acresentar os feijões e a couve e cozinhar por mais 5 minutos. Quando desligar o fogo, colocar o coentro picado.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pão de mandioquinha.

O melhor pão do mundo !!!
Tirado do Pitadinhas .

Ingredientes:
30g de fermento biológico fresco 
¼ xícara (chá) de leite ( usei leite de soja )
½ xícara (chá) de óleo
2 ovos
2 colheres (sopa) de açúcar
250g de mandioquinha cozida e espremida
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
½ colher (sobremesa) de sal ( usei 1 colher de sopa )
cerca de ½ quilo de farinha de trigo


Como faz:
Bater no liquidificador o fermento, o leite, o óleo, os ovos e o açúcar. À parte, misture a mandioquinha, a manteiga e o sal. Quando a massa estiver morna, acrescentar a mistura do liquidificador, a farinha e amassar bem. Deixar descansar por 20 minutos. Fazer os pãezinhos e colocar em uma assadeira levemente untada. Deixar crescer até dobrar o volume. Pincelar uma gema e levar ao forno pré-aquecido 180°C por cerca de 25 minutos.
 

Pão de salsa.

3/4 xícara (chá) de leite morno ( usei água, na falta de leite de soja )
2 tabletes de fermento biológico ( usei 1 envelope de fermento biológico seco )
1 colher (sobremesa) de açúcar
2 ovos
1 xícara (chá) de folhas de salsa
1 cebola pequena picada
1 colher (sobremesa) de orégano
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de sal
1 1/2 colher (sopa) de margarina ( usei 6 colheres de sopa de azeite )
500g de farinha de trigo
margarina para untar ( usei óleo )
1 gema para pincelar ( não usei )
gergelim para salpicar ( não usei )

Como faz:
Bata no liquidificador o leite, o fermento e o açúcar. Tansfira para um recipiente e reserve.
Bata também os ovos, as folhas de salsa, o orégano, o alho, a cebola, o sal e a margarina. Junte as duas misturas e acrescente a farinha de trigo aos poucos. Cubra e deixe descansar por 30 minutos. Trabalhe a massa sobre uma superfície enfarinhada. Acrescente mais farinha se necessário. Unte as mãos com óleo e modele os pães ou um só pão maior. Coloque-os em formas pequenas ou em uma assadeira untada e enfarinhada. Pincele a gema e salpique o gergelim. Deixe descansar mais 20 minutos. Leve ao forno preaquecido por cerca de 40 minutos.

Receita adaptada daqui.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Crocantes de cebola.

Descobri uma receita muito, muito fácil e muito, muito boa.
Veio na Revista Nestlé Com Você de 2006. São receitas pra copa daquele ano.

A de crocantes de cebola dá pra fritar e assar.
Fritei e ficam fantásticos. Por fora fica uma casquinha tipo de pão e por dentro são bem macios. Parece mesmo um pãozinho, mas bem crocante e fica sequinho.
Coloquei uma parte da massa em formas de bombocado. Enchi 9 forminhas, mas dá pra fazer bem mais, eu acredito, já que a massa já deu uma crescidinha na forminha e deve crescer mais no forno.

Ingredientes:
1 pacote de sopa de cebola
1 pacotinho de fermento biológico em pó, ou 30 gramas ( 2 tabletes ) do fresco
4 xícaras ( chá ) de farinha de trigo
2 xícaras ( chá ) de água.

Como faz:
Misture a sopa, o fermento e a farinha, adicione a água e misture bem.
Cobrir com um apno e deixar descansar por 1 hora, mais ou menos.
Depois pode fritar, usando duas colheres ( tipo bolinho de chuva ) ou assar.
Coloquei a massinha em formas de bombocado untadas com óleo. Levar ao forno pré-aquecido até dourar.
Quem usar o fermento fresco, deve dissolvê-lo em meia xícara de água morna, juntar a sopa, a farinha e 1 e 1/2 xícara de água.

UPDATE: Não gostei deles assados. Ficaram um pouco sem gosto. São bem melhores fritos.