quarta-feira, 1 de junho de 2016
Bolo de leite em pó
Hoje pediu bolinho de chuva e perguntei se ele não preferia o bolo e ele, claro, preferiu o bolo. Sempre prefere.
Não tenho mais cenouras, não tenho mais bananas ou laranjas e o limão é pro suco verde. Pensei em fazer 'bolo de bolo', que é o bolo mais comum desse mundo e eu assim o conheço pois era essa a resposta da minha mãe quando questionada sobre o sabor do bolo branco.
Pra inventar uma moda eu coloquei óleo de coco e leite em pó no bolo e, socorre aqui gente! Ficou muito macio, lindo, cheiroso, fofinho. Faz correndo que vale à pena!
Precisa de:
- 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo ( usei com fermento, que não uso habitualmente, mas era a que tinha )
- 1 xícara de leite em pó
- 1 xícara de aç~ucar
- 1 colher de café de sal
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 1 colher de chá de fermento
- 1 ovo
- 1 xícara de água
Como faz:
Peneirar a farinha com o fermento, o sal e o leite. Peneirar o açúcar, descartar o que ficar na peneira, acrescentar a manteiga e começar a bater. Assim que misturar acrescentar o óleo de coco. Bata por aproximadamente 10 minutos.
Acrescente a mistura de farinha de trigo e vá intercalando com a água, de modo que a farinha vá por último para a batedeira.
Coloque na forma untada e enfarinhada e leve ao forno, pré aquecido, 180°, até ficar pronto. Não sou boa com tempos porque acredito que isso dependa exclusivamente de cada forno, então vai vendo até ficar lindão e não abra o forno antes de completar 40 minutos. Essa receita é pra uma forma pequena e dá pra dobrar ou triplicar tranquilamente. Não sei como ficaria o fermento se a farinha já não tivesse. Vou testar em uma próxima oportunidade.
Por cima coloquei uma calda de chocolate ( 2 colheres de açúcar, 5 de chocolate em pó e 5 de água, leve ao fogo até ferver ).
Aqui nessa montagem o bolo em 3 closes pra ficar bem famoso!
sexta-feira, 26 de dezembro de 2014
Bolo de banana.
Esse bolo pode ser feito com o caramelo e as bananas, como na foto, ou com a forma untada e enfarinhada, misturando pedaços de chocolate meio amargo à massa.
Fica fofinho e muito cheiroso!
Precisa de:
- 2 e 1/2 xic da farinha;
- 1 xic de açúcar mascavo;
- 2 colheres de chá de fermento;
- 1 pitada ( exagerada, tá ) de bicarbonato;
- 2 ovos;
- 1/2 xic de manteiga amolecida;
- 3 bananas amassadas;
- 1/2 xic de buttermilk.
Como faz:
Peneirar farinha e bicarbonato juntos. Bata a manteiga com o açúcar por 10 minutos. Acrescente os ovos, 1 a 1, misturando à massa em cada adição. Coloque a banana amassada, bata ate misturar e vá colocando a farinha e o buttermilk, intercalados, terminando sempre com a farinha.
Leve ao forno pré aquecido, 180°, por cerca de 45 minutos.
terça-feira, 2 de dezembro de 2014
Rosquinha
Originalmente essa é uma receita de sonho. Peguei no blog Pecado da Gula. Eu já fiz sonho com essa massa e faço rosquinha por ser mais prático, já que não precisa de recheio.
Sempre misturo os ingredientes à mão, não dá trabalho e não precisa sovar muito.
Precisa de:
- 1/2 kg de farinha de trigo;
- 1 pacotinho de fermento biologico seco;
- 1/2 xícara de manteiga;
- 25 gramas de açúcar;
- 2 ovos;
- 1 pitada de sal;
- 1/2 xícara de água.
Como faz:
Separe 50 gramas da farinha e acrescente o fermento e um pouco da água para formar uma esponja. Deixe descansar por 15 minutos dentro do forno. Depois desse tempo acrescente os outros ingredientes e sove até obter uma massa lisa e macia.
Deixe a massa descansar por 10 minutos, dentro do forno, coberta com um pano úmido.
Modele as roscas ( ou sonhos ), coloque em um tapete de silicone ou forma untada e espere dobrar de tamanho.
Frite em óleo não muito quente até dourar.
Escorra e passe em uma mistura de açúcar com canela.
Rosca de açúcar e canela
Receita do Panelaterapia.
A massa é muito macia e com o açúcar mascavo fica perfeito. Não é super doce.
Precisa de:
- 1 xícara de leite morno;
- 1 ovo;
- 4 colheres de sopa de manteiga;
- 3 xícaras e 1/2 de farinha de trigo;
- 1/2 colher de chá de sal;
- 3 colheres de sopa de açúcar;
- 2 colheres de chá de fermento biologico seco.
Para o recheio:
- 1/2 xícara de açúcar mascavo;
- canela;
- 1/4 xícara de manteiga derretida.
Como faz:
Coloquei os ingredientes da massa, na ordem listada, na MFP e escolhi o ciclo 'massa', que durou 1 hora e meia.
Depois da massa pronta, abri em um tapete de silicone, pincelei a manteiga derretida ( sobrou bastante ) e cobri com o açúcar mascavo. Por cima polvilhei a canela.
Depois é só enrolar como um rocambole, cortar em rodelas ( usei dois dedos como medida ) e arrumar as rodelas em uma forma redonda, com a parte do recheio para cima, claro!
Ainda salpiquei mais açúcar mascavo depois de arrumar as rodelas e levar ao forno pré-aquecido, 180°. No meu forno foram 40 minutos até ela crescer e ficar dourada.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
Pão de banana na MFP
Esse pão é muuuuito cheiroso, mas nada nesse mundo será melhor que banana bread com pedaços de chocolate meio amargo!
O pão fica bem melhor no dia seguinte, tostado na sanduicheira.
Precisa de:
- 200 ml de água;
- 1 ovo;
- 1 colher de sopa de mel;
- 2 colheres de sopa de óleo;
- 1/2 colher de chá de sal;
- 1/2 xícara de leite em pó;
- 1/2 xícara de açúcar mascavo;
- 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo - 2 colheres de chá de fermento biológico seco;
- 2 bananas amassadas.
Como faz:
Só colocar tudo na MFP, na orden da lista e escolher o ciclo para pão doce.
terça-feira, 30 de setembro de 2014
Bolo sem ovo.
Receita do chef Ronaldo Rossi, com algumas modificações.
O bolo fica fofinho e é bom pra quem tem alergia. Creio q substituir o buttermilk por suco de fruta dê um bom resultado, além de livrar a receita da lactose.
Precisa de:
- 1 xícara de açúcar
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento
- 1/2 colher de chá de sal
- 100 gramas de chocolate branco picado grosseiramente
- 1 xícara de buttermilk
Como faz:
Peneirar farinha, sal e fermento juntos.
Bater açúcar e manteiga ate ficar fofo e clarear. Acrescentar os secos intercalando com o buttermilk. Acrescentar o chocolate picado.
Colocar em forma untada e levar ao forno pre aquecido 180° por cerca de 40 minutos.
Fiz uma gordice e cobri com brigadeiro e confete :p
domingo, 20 de janeiro de 2013
Pão de abóbora com coco.
Ele cresce muuuuito e a massa não é muito doce, a calda de coco é o que faz ele realmente virar um 'pão doce'.
E uma dica, porque eu sempre acho que vou lembrar e esqueço: comprei 2 saquinhos de coco ralado mas 1 de 100 gramas rende a xícara necessária pra massa e calda.
Sobre a água do cozimento, usei cerca de 1/4 de xícara na massa.
Usei óleo de girassol.
Desculpem pelas fotos terríveis, mas tirei com o celular.
quinta-feira, 14 de junho de 2012
Nunca na vida fiz um bolo de limão decente. O meu 'sonho de consumo' era fazer um de limão com iogurte mas sempre deu errado, solava, não crescia, uma tristeza.
No último sábado fui buscar mais uma receita, mas todas deveriam ser feitas no liquidificador, aparelho que não tenho ( um Philco Deluxe 600W quebrou na segunda vez que eu usei. Não comprem esse liquidificador ! ). Acabei misturando várias receitas ( já que a manteiga era insuficiente ) e fiz na batedeira mesmo.
Dei sorte ! O bolo ficou lindo, fofinho e cheiroso !
Ingredientes:
- 200 ml de óleo;
- 1 xícara de leite;
- 3 ovos;
- 1 e 1/2 xícara de açúcar;
- 1 pitada de sal;
- 2 e 1/2 xícaras de farinha;
- 1 colher ( sopa ) de fermento em pó;
- suco e raspas de 1 limão;
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Bolo de cenoura super fácil.
Precisa de:
1 e 1/2 xícara de cenoura picada
1 xícara de farinha de trigo
1 xácara de açúcar
1/2 colher ( sopa ) de fermento
1 pitada de sal
2 ovos
100 ml de óleo
Como faz:
Peneirei os secos ( farinha, fermento e sal ). Bati no liquidificador o açúcar, o óleo, a cenoura e os ovos. Coloquei essa mistura em um recipiente e acrescentei os secos peneirados, misturando levemente.
Como sempre, não tenho foto porque não tenho câmera.
=/
Cobertura de chocolate ( tirada do Rainhas do Lar ):
Levar ao fogo uma caixa de creme de leite ( o conteúdo, gatas ), 3 colheres de chocolate, 1 colher de manteiga e açúcar a gosto. Vai misturando e espera até ferver. Jogar ainda quente no bolo.
Olha, essa cobertura fica bem durinha. Coloquei cacau em pó ( era o que tinha ) e 2 colheres de chocolatado Alpino. Ficou legal porque não ficou super doce e tinha o gosto do Alpino.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Biscoitinhos.
Cortei 40 circulos e em 20 deles usei um cortador para fazer um florzinha no meio. Coloquei um quadradinho de goiabada no centro de cada um dos 20 circulos inteiros e cobri com os circulos com o detalhe da florzinha no meio.
Fiz metade dessa receita ( quantidades que usei estão entre parenteses ) mas tive que acrescentar 50 gramas de farinha já que a massa estava impossível de cortar.
Ingredientes
100 g /1/2 xícara (chá) de açúcar ( usei 50 gramas )
200 g de manteiga ( usei 100 gramas )
300 g /2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo usei aproximadamente 200 gramas )
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar ( usei papel-manteiga na forma
Modo de Preparo
1. Preaqueca o forno a 180ºC (temperatura média). Unte três assadeiras grandes com manteiga e polvilhe farinha de trigo.
2. Misture todos os ingredientes até obter uma massa lisa.
3. Enrole a massa como se fosse uma cobrinha de 3 cm de espessura. Com uma faca, corte em pedaços de 0,5 cm de espessura.
4. Transfira os biscoitos para as assadeiras preparadas. Deixe espaço entre eles para que não grudem ao assar.
5. Amasse levemente cada biscoito com os dentes de um garfo.
6. Leve ao forno para assar por 10 minutos ou até que estejam dourados.
sábado, 9 de outubro de 2010
Bolo apressado.
Coloquei em uma forma bem grande, então ele não cresceu tanto.
Ficou muito macio e molhadinho.
Como faz:
Bata no liquidificador, por 3 minutos, 1 lata de leite condensado, 100 gramas de côco ralado, 4 ovos e 1 colher ( sopa ) de fermento.
Coloque essa massa em uma forma untada.
Levei ao forno, 180°, pré-aquecido por 45 minutos. Ele ficou bem dourado.
P.S.: Eu passei os ovos pela peneira antes de bater ( trauma de pudim de leite com cheiro de ovo ! ).
Minha mãe tá vindo aqui pra casa e se ela trouxer a câmera, tiro uma foto dele !
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Bolo de banana.
E resolvi fazer um bolo de banana. Toda animadinha, descasquei e cortei umas 6 bananas, fui separar o resto dos ingredientes e descobri que dos 3 ovos, Leonardo comeu 2 de manhã.
Tragédia ! O que eu ia fazer com aquelas bananas ?
Resolvi fazer o bolo com 1 ovo só, não sem antes consultar ele, meu querido companheiro, Google !
Usei:
- 1 xícara de leite de soja
- 1 banana inteira
- 2 colheres de sopa de fermento
- 1/2 colher de sobremesa de sal
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 1 ovo
- 4 colheres de sopa de manteiga
Separei a gema da clara, bati a clara em neve.No liquidificador, bati o leite com a banana.
Na batedeira, bati primeiro o açúcar e a manteiga. Acrescentei a gema, bati mais um pouqinho. Coloquei a farinha, o sal e o leite, bati mais. Por último, o fermento, bati bem pouquinho. Acrescentei as claras, misturei com uma colher.
Caramelei a forma, coloquei as bananas, joguei a massa e coloquei no forno pré-aquecido.
Com 45 minutos ainda tava uma melequeira só. Me desanimei, mas esperei um pouco mais e, com quase 1 hora de forno, ele ficou seuqinho.
O mais fantástico é que esse foi o bolo de banana mais macio que eu já fiz !
Ficou bom de verdade !
Da próxima vez: peneirar o sal com a farinha.
terça-feira, 29 de junho de 2010
Bolo de maracujá e laranja.
Bolo de maracujá com laranja.
2 ovos
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo ( 1 com fermento e 1 sem fermento )
suco de 1 maracujá grandão
suco de 1 laranja lima
1 colhar de sopa ( rasa ) de fermento.
Bater ( usei a batedeira ) os ovos, o açúcar e o óleo. Quando tiver misturadinho, colocar a farinha ( peneirada com o fermento ) e o suco ( misturei os dois ) aos poucos.
Colocar na forma untada com óleo e forno pré-aquecido.
Não sei o que é forno pré-aquecido. Alguém me conta ?
Eu ligo o forno 180° antes de começar a fazer os bolos e tal. Na maioria das vezes dá certo, mas às vezes o bolo tá lá, lindão, mas é só tirar do forno, esperar uns minutos e ele murcha.
UPDATE: Eis que 50 minutos depois, descubro que o bolo deu muito certo e ficou muito bom, de verdade !
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Panquecas americanas.
Amei a receita. Perfeita !
As panquecas ficam leves e macias.
Infelizmente não lembrei de tirar fotos.
Ingredientes:
1 e 1/4 xicara de farinha de trigo ( coloquei só 1 xícara )
1 colher de sopa ( rasa ) de fermento
1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de sobremesa de sal
1 ovo batido
1 e 1/4 xícara de leite ( coloquei suco de laranja lima - a única que tinha em casa )
1 colher de sopa de óleo
Como faz:
Peneirar os ingredientes secos. Misture ao ovo batido, o leite e o óleo e adicione aos secos. A massa fica grossa mesmo.
Fritar em frigideira untada.
Quando colocar na frigideira, vai formar um monte de bolhas pequenininhas na panqueca, só vire depois que essas bolhas estourarem.
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Pudim de leite.
Pela primeira vez fiz um pudim de leite. Pudim de leite eu comia quando era criança, minha mãe e minhas tias faziam no Natal, nos almoços e aniversários. E quase sempre ele quebrava. Eu tinha medo de pudem de leite, porque gosto muito de coisinhas certinhas, arrumadinhas e não queria que o meu pudim quebrasse todo pra desenformar.
Na verdade ainda não sei se ele vai quebrar ou não, já que ainda não desenformei, mas ele tá lindão !!
Tô me achando " a doceira " !!!
Pra não esquecer:
1 caixa de leite condensado
A mesma medida de leite integral
3 ovos peneirados
Bater por 2 minutos no liquidificador. Deixar descansar enquanto faz o caramelo, com 6 colheres de sopa de açúcar.
Enquanto descansa o creme vai descer e a espuma ( que deixa o pudim furadinho ) vai ficar em cima. Colocar algum 'obstáculo' pra espuma não passar e colocar o creme na forma caramelada. Cobrir a forma com papel alumínio. Lembrar de deixar bem fechado ( usei uma linha pra amarrar a volta da forma ).
Levar ao forno 180°, em banho-maria, por 1 hora e 10 minutos.
Espetar pra ver se tá bom, se estiver deixar esfriar e colocar na geladeira. Desenformar depois de umas duas horas, mais ou menos.
Depois que desenformar venho colocar a foto !
Olha ele :
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Cupcakes.
Usei a receita da Priscila, do blog Pra falar de coração, indicada pela Cláudia, do Feito à mão, um blog lindo que eu sempre leio e me anima !
A receita dá certo mesmo, e olha que não tenho uma experiência muito boa com bolos, não. Demorei anos pra conseguir fazer um bolo decente !
A receita é essa:
Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo com fermento
2 xícaras de açúcar refinado
4 ovos
100 g de manteiga
50 g de margarina
1 caixa de creme de leite
Modo de Fazer:
Antes de tudo, a manteiga, a margarina e os ovos devem estar em temperatura ambiente. Tem que tirar da geladeira umas boas horas antes de começar a receita. O açúcar e a farinha devem ser peneirados.
Bater em batedeira, na velocidade máxima, o açúcar, a manteiga e a margarina por uns 10 minutos até formar um creme bem fofo. Depois acrescentar, ainda com a batedeira ligada, os ovos, um a um. Depois, acrescentar a farinha de trigo e o creme de leite, intercalados, em velocidade mínima. Não precisa bater muito tempo, só o suficiente pra misturar. Daí é só colocar nas forminhas de papel, que devem estar pousadas em assadeira pra cup cakes ou em forminhas de empada grande e assar por uns 15 a 20 minutos em forno baixo (pré aquecido!!)
Fiz 22 unidades mas sobrou massa à beça. Como não tinha mais forminhas, tive que jogar fora. Acho que dava pra fazer mais uns 4 ou 5.
Em todos os lugares dizem que deve-se encher 2/3 das forminhas. Raquel exagerada colocou um pouco mais, então alguns cresceram demasiadamente. Os que coloquei 1 e 1/2 colher de sopa ficaram perfeitos, cresceram até a borda da forminha. Os outros, tive que cortar a tampinha pra colocar o chantilly. O chantilly é um capítulo à parte. Usei aquele pronto, de saquinho, da marca Yoki. Não gostei. Bati, bati, bati e nada de ficar como qualquer chantilly. Ficou consistente, deu pra colocar em cima do bolinhos, mas foi virando uma 'massa', perdeu o desenho do bico de confeitar. Vou testar outra marca.
Os cupcakes ficaram ótimos, perfeitos.
Demorou uns 30 minutos pra assar, abri o forno depois de 20 minutos, mas eles não estragaram.
A massa é muito leve e macia e não é doce demais.
Só queria saber como faço variações, tipo chocolate, por exemplo.
Usei forminhas comuns de papel, essas que vendem em casas de artigos pra festa, número 0.
Fiz os cupcakes no sábado e na segunda ainda estavam macios. Não coloquei na geladeira.
Como a massa é leve, acho que dá pra fazer sem a forminha de bombocado. Colocando umas 5 forminhas juntas, acho que dá certo. Na hora nem pensei nisso, joguei fora o resto da massa... =/
Na sequência, eles antes dor forno, depois de assados e com chantilly e confeitos coloridos:
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Pudim de pão.
Como o nome do blog é Experimentando e eu gosto de inventar moda, fiz metade da receita, já que aqui em casa somos poucos, e aproveitei uma garrafa de leite de côco, ha uns 6 dias na geladeira, substituindo o leite integral.
Tirei fotos, claro, mas antes da foto e da minha opinião sobre a receita, quero falar sobre o blog.
Sempre tentei juntar receitas em algum lugar, pastas, cadernos, computador. Mas nunca deu certo. Minha memória é terrível, então queria muito ir fazendo as receitas que me interessavam, tirar fotos e fazer observações. Adoro observações. Se eu tivesse tido antes a brilhante idéia de fazer um blog pra anotar coisas, não teria feito duas vezes uma torta de sardinha meio salgada e um brigadeiro que ia derretendo.
Ontem ví essa receita na televisão, lembrei do monte de pão que tem aqui, do leite de côco que ia estragar e fiz essa adaptação. Podia ficar horrível, então resolvir fazer o pudim e o blog.
Não sou uma grande cozinheira, uma conhecedora de temperos e/ou especiarias e nem tenho a pretensão de ser a Ofélia ( quem lembra dela ? ) geração 2010. Quero só fazer meus testes, minhas invencionices e ter um lugar pra anotar o que ficou bom, o que deu certo, o que solou, o que salgou... e o melhor é que aqui não junta poeira, não tem traça e eu não perco se por acaso me mudar.
Voltando ao pudim, a receita do Julio é essa:
Massa:
6 pãezinhos amanhecidos picados
1 litro de leite quente
4 ovos
2 colheres (sopa) de margarina
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (café) de canela em pó
Para caramelar:
1 xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo:
Comece derretendo o açúcar em uma panela até ficar líquido e dourado. Transfira para uma assadeira, espalhe bem e reserve. Coloque os pães em uma vasilha e cubra com o leite. Deixe hidratar por 10 minutos e coloque no liquidificador junto com o restante dos ingredientes. Bata por 1 minuto, despeje sobre a assadeira caramelizada, cubra com papel alumínio e leve ao forno moderado (180ºC) por aproximadamente 45 minutos. Tire o papel alumínio e deixe por mais 10 minutos para dourar. Tire do forno, espere amornar, desenforme e sirva.
Como já disse, fiz só a metade e substitui o leite integral por leite de côco.
Antes do forno:
Depois do forno:
Desenformado:
Deixei amornar, como pedia na receita, mas mesmo assim deu uma grudadinha no fundo da forma.
Cortado:
Da próxima vez vou colocar menos açúcar. Achei doce demais.
Sobre o leite de côco, não fez a mínima diferença. Na verdade, mínima fez. Nem dá pra notar que foi feito com leite de côco. Se você não comentar, a pessoa que comer não vai perceber o gosto do côco, a menos que seja muuuito atenta a tudo ( não é meu caso! ).
No mais, vale à pena e eu faria novamente.
No site tem também uma receita de pudim de pão salgado que pretendo fazer brevemente.














