Antes que eu esqueça, porque só na semana passada tirei foto de 3 receitas diferentes e não postei, corri pra cá. Claro que o fato das crianças estarem dormindo e o frio terrível do Rio de Janeiro me impedir de lavar a louça ajuda bastante numa postagem, mas essa receita ficou muito boa. Essa torta, se é que pode ser chamada de torta, é muito leve e acho que pode ser feita com vários outros 'recheios'. Eu usei o que tinha: abobrinha, cebola roxa, alho e as folhas do alho poró. A massa é diferente, leve, muito boa e olha que eu usei óleo de soja, que geralmente deixa um gosto bem forte na massa, mas nessa receita ele desapareceu.
Encontrei a receita no Pecado da Gula, que eu amo, e fiz algumas adaptações. A receia original está no link e a que coloco aqui é a que adaptei.
Precisa de:
- 80 gramas de farinha de trigo ( usei a com fermento )
- 2 ovos
- 1 colher de chá de fermento
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 xícara de óleo
- 4 colheres de sopa de queijo raladoalado
- 1 abobrinha pequena ralada
- 1/4 de cebola roxa picada
- 1 dente de alho ralado
- folhas do alho poró picadas bem finas
Como faz:
Bater no liquidificador: ovos, óleo e sal por 3 minutos. Eu tirei a película da gema.
Peneirar a farinha, acrescentar o queijo ralado e o fermento. Depois dos 3 minutos, coloque a mistura do liquidificador na farinha com queijo e misture. Entram então os itens do recheio. Misture tudo e coloque numa forma untada com azeite e leve ao forno pré aquecido, 180°, até dourar.
Mostrando postagens com marcador VEGETARIANOS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador VEGETARIANOS. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 8 de junho de 2016
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
Fiz esse blog com a intenção de guardar receitas e todo dia acho uma coisa interessante pra guardar aqui.
Hoje lí esse post do Alimentação Inteligente:
VITAMINA VERDE INTEGRAL ?
Essa vitamina é INTEGRAL pois ela é somente liquidificada - não se coa ou usa-se centrífuga (extrator de frutas e vegetais).
Utilizamos somente FRUTAS E FOLHAS VERDES, liquidificamos tudo e bebemos. Simples assim.
A outra grande diferença dos sucos verdes integrais para o que é divulgado por aí, é que os sucos verdes integrais não contém vegetais, mas somente folhas verdes quando misturados com frutas doces.
As folhas verdes, além de vários nutrientes, contém muita fibra, o que diminui a entrada do açúcar no sangue. Essa qualidade é muito boa para pessoas com diabetes, candida ou hipoglicemia.
Sem falar que as prórias frutas contém fibras solúveis que retardam essa entrada voraz na corrente sanguínea. Por isso que extrair o suco das frutas e verduras ou vegetais é tão prejuducial para nós - pois retiram-se as fibras tão importantes para o equilibrio da entrada do açúcar no sangue!
O fato de não utilizarmos vegetais - cenoura, abóbora, amidos em geral (batatas e cia), couve-flor, brócolis, beringela, abobrinha etc - é porque eles não tem boa combinação com frutas. Vegetais contém mais amido, e amido não combina nada com frutas.
ROTATIVIZAR AS FOLHAS VERDES
Isso quer dizer, opte por folhas verdes diferentes a cada dia.
Por quê?
Porque as folhas verdes contém muitos alcalóides que são a própria proteção da planta para que você não coma todas as folhas! Ela quer que você consuma mais seus frutos (as frutas) em maior quantidade - e é por isso que as frutas contém quase nenhum alcalóide e podem ser consumidas em grandes quantidades. Os alcalóides das folhas verdes podem acumular e causar toxidade no corpo se só for consumida o mesmo tipo de folhas todos os dias.
Então a regra é bem simples para uma vitamina bem saborosa - frutas bem maduras e folhas verdes frescas!
BENEFÍCIOS
Aqui em baixo compartilho com vocês alguns dos benefícios dos sucos verdes que traduzi do site: green smothie blog
1- Sucos verdes são muito nutritivos. A porcentagem de caloronutrientes é perfeito para o consumo humano - 60% de frutas e 40% de folhas verdes.
2- Sucos verdes integrais são mais fáceis de digerir. (principalmente quando estamos falando da maioria das pessoas que estão com seu aparelho digestivo debilitado devido a tantos alimentos desnaturados - não naturais)
3- Sucos verdes integrais contém fibras! (os sucos verdes divulgados por aí são refinados, pois são coados, e já não contém as fibras tão necessárias para nossa perfeita digestão)
4- São muito palatáveis devido a mistura de mais frutas às folhas verdes, então o suco fica mais doce.
5- Contém clorofila!
6- São super fáceis de fazer. (não demandam muito tempo para limpeza dos utensílios, e nem a sua corporal :) )
7- São adorados por bebês e crianças!
8- Ao consumir maior quantidade de folhas verdes nos sucos, você diminui drasticamente o consumo de sal e óleos.
9- Com a regularidade de beber sucos verdes integrais, você começa a gostar mais de folhas verdes, e para quem não gosta muito de folhas verdes puras, logo, logo você estará consumindo elas puras e cruas.
10- São sucos frescos, e assim devem continuar. (Ao fazer o suco, beba imediatamente, ou não demore mais do que 10 minutos para consumí-lo. Por já ser liquidificado, o suco já entrou em processo de oxidação, e vai perdendo naturalmente seus nutrientes.)
RECEITAS
Prefira consumir esses sucos de manhã, no desjejum. Essa é a melhor hora. Depois se quiser, tome mais sucos durante o dia como refeições, só é preciso aumentar a quantidade de frutas e folhas.
Todas elas só é preciso picar as frutas com uma faca e as folhas com uma mão e liquidificar com um pouco de água - que pode ser água de coco também.
Receita 1
1 manga madura
1 pêssego maduro
4 bananas maduras
1 punhado de alface romana
Receita 2
1 xícara de morangos
6 bananas
1 punhado de salsinha
1 punhado de espinafre fresco
Receita 3
5 bananas
1 xícara de blueberrys ou mirtilos ou amoras
3 folhas de couve
5 folhinhas de hortelã
Hoje lí esse post do Alimentação Inteligente:
VITAMINA VERDE INTEGRAL ?
Essa vitamina é INTEGRAL pois ela é somente liquidificada - não se coa ou usa-se centrífuga (extrator de frutas e vegetais).
Utilizamos somente FRUTAS E FOLHAS VERDES, liquidificamos tudo e bebemos. Simples assim.
A outra grande diferença dos sucos verdes integrais para o que é divulgado por aí, é que os sucos verdes integrais não contém vegetais, mas somente folhas verdes quando misturados com frutas doces.
As folhas verdes, além de vários nutrientes, contém muita fibra, o que diminui a entrada do açúcar no sangue. Essa qualidade é muito boa para pessoas com diabetes, candida ou hipoglicemia.
Sem falar que as prórias frutas contém fibras solúveis que retardam essa entrada voraz na corrente sanguínea. Por isso que extrair o suco das frutas e verduras ou vegetais é tão prejuducial para nós - pois retiram-se as fibras tão importantes para o equilibrio da entrada do açúcar no sangue!
O fato de não utilizarmos vegetais - cenoura, abóbora, amidos em geral (batatas e cia), couve-flor, brócolis, beringela, abobrinha etc - é porque eles não tem boa combinação com frutas. Vegetais contém mais amido, e amido não combina nada com frutas.
ROTATIVIZAR AS FOLHAS VERDES
Isso quer dizer, opte por folhas verdes diferentes a cada dia.
Por quê?
Porque as folhas verdes contém muitos alcalóides que são a própria proteção da planta para que você não coma todas as folhas! Ela quer que você consuma mais seus frutos (as frutas) em maior quantidade - e é por isso que as frutas contém quase nenhum alcalóide e podem ser consumidas em grandes quantidades. Os alcalóides das folhas verdes podem acumular e causar toxidade no corpo se só for consumida o mesmo tipo de folhas todos os dias.
Então a regra é bem simples para uma vitamina bem saborosa - frutas bem maduras e folhas verdes frescas!
BENEFÍCIOS
Aqui em baixo compartilho com vocês alguns dos benefícios dos sucos verdes que traduzi do site: green smothie blog
1- Sucos verdes são muito nutritivos. A porcentagem de caloronutrientes é perfeito para o consumo humano - 60% de frutas e 40% de folhas verdes.
2- Sucos verdes integrais são mais fáceis de digerir. (principalmente quando estamos falando da maioria das pessoas que estão com seu aparelho digestivo debilitado devido a tantos alimentos desnaturados - não naturais)
3- Sucos verdes integrais contém fibras! (os sucos verdes divulgados por aí são refinados, pois são coados, e já não contém as fibras tão necessárias para nossa perfeita digestão)
4- São muito palatáveis devido a mistura de mais frutas às folhas verdes, então o suco fica mais doce.
5- Contém clorofila!
6- São super fáceis de fazer. (não demandam muito tempo para limpeza dos utensílios, e nem a sua corporal :) )
7- São adorados por bebês e crianças!
8- Ao consumir maior quantidade de folhas verdes nos sucos, você diminui drasticamente o consumo de sal e óleos.
9- Com a regularidade de beber sucos verdes integrais, você começa a gostar mais de folhas verdes, e para quem não gosta muito de folhas verdes puras, logo, logo você estará consumindo elas puras e cruas.
10- São sucos frescos, e assim devem continuar. (Ao fazer o suco, beba imediatamente, ou não demore mais do que 10 minutos para consumí-lo. Por já ser liquidificado, o suco já entrou em processo de oxidação, e vai perdendo naturalmente seus nutrientes.)

RECEITAS
Prefira consumir esses sucos de manhã, no desjejum. Essa é a melhor hora. Depois se quiser, tome mais sucos durante o dia como refeições, só é preciso aumentar a quantidade de frutas e folhas.
Todas elas só é preciso picar as frutas com uma faca e as folhas com uma mão e liquidificar com um pouco de água - que pode ser água de coco também.
Receita 1 1 manga madura
1 pêssego maduro
4 bananas maduras
1 punhado de alface romana
Receita 21 xícara de morangos
6 bananas
1 punhado de salsinha
1 punhado de espinafre fresco
Receita 35 bananas
1 xícara de blueberrys ou mirtilos ou amoras
3 folhas de couve
5 folhinhas de hortelã
Marcadores:
ALIMENTAÇÃO NATURAL,
VEGETARIANISMO,
VEGETARIANOS
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Sobre o açúcar.
O açúcar branco, refinado, usado para adoçar os alimentos, é sim um vilão. Os prejuízos que ele causa no organismo são inúmeros. O açúcar “rouba” do organismo importantes vitaminas e minerais como o cálcio, que é importante na fase de crescimento e na prevenção da osteoporose, e a vitamina B1, que é importante para a integridade do sistema nervoso. Sua deficiência causa alterações nervosas como irritabilidade, cansaço e perda de memória. O açúcar enfraquece o sistema imunológico, reduzindo a resistência do organismo à vírus e bactérias nocivas, deixando a pessoa mais propensa a gripes, rinite, cistite, cáries e desequilíbrio da flora intestinal. Diabetes e alguns tipos de câncer como intestinos, mama, ovários, útero, próstata e rins.
Retirado de 'Vegetarianos, idéias para uma boa alimentação'.
Retirado de 'Vegetarianos, idéias para uma boa alimentação'.
Marcadores:
ALIMENTAÇÃO NATURAL,
VEGETARIANISMO,
VEGETARIANOS
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
É saudável consumir alimentos crus.
Encontrei essas dicas divinas na página Orgânicos do Brasil.
Legumes, hortaliças e frutas cruas são alimentos VIVOS.
Confira alguns argumentos para dissuadir quem pensou em cozinhar aquela beterraba suculenta, a cenoura deliciosamente viva, a couve tão rica em ferro e fibras...
- quando o alimento é cozido acima de 48 graus por três minutos ou mais, sua proteína torna-se coagulada
- as perdas nutrientes podem ser tão elevadas quanto 80% ou mais
- suas fibras naturais são arruinadas
- 30% a 50% suas vitaminas e minerais foram destruídas e 100% de suas enzimas também foram destruídas
- os alimentos crus são digeridos facilmente, requerendo somente 24-36 horas por tempo do trânsito através do intervalo digestivo, em comparação a 40-100 horas para alimentos cozidos. Isto aumenta a ameaça de putrefação e da doença
- o alimento cozido esgota o potencial da enzima do nosso corpo e drena a energia que nós necessitamos para manter e reparar nossos tecidos e sistemas do órgão e encurta nossa expectativa de vida
- cozinhando o alimento, destruímos muita de suas vitaminas, minerais, e índice de proteína, formando ácidos inorgânicos venenosos . Toda a dieta crua é a mais saudável
- os alimentos cozidos suprimem o sistema imunológico
- o alimento cru tem o mais melhor contrapeso da água, dos nutrientes e da fibra para satisfazer as necessidades do seu corpo
- cozinhar faz com que os elementos inorgânicos incorporem-se ao sangue, circulem através do sistema, estabeleçam-se nos artérias e nas veias e enfraqueçam os nervos
- após consumir alimentos cozidos (mesmo orgânicos), o corpo perde sua flexibilidade, as artérias perdem seu flexibilidade, os nervos perdem o poder de transportar sensações, a coluna vertebral torna-se endurecida, os tecidos ao longo do corpo contraem-se, e ser humano torna-se prematuramente velho
- com alimentos crus, a mente (memória e poder da concentração) estará desobstruída. Você será mais alerta, pensará mais rápido e com mais precisão
- os alimentos crus não o deixarão com um sentimento cansado após a refeição. Há uma tendência para a sonolência após uma refeição cozida. Com alimentos crus o corpo requer menos horas de sono e possibilitam um sono mais tranqüilo
- quando nós tratamos alimentos com o fogo térmico, nós perdemos até 97% das vitaminas solúveis da água (vitaminas B e C) e até 40% das vitaminas solúveis de lipídeos (vitaminas A, D, E e K)
- após termos comido alimentos cozidos, o sangue mostra imediatamente um aumento enorme das células de glóbulos brancos . As células brancas do sangue(leucócitos) são uma primeira linha de defesa e, são chamadas popularmente de "o sistema imunológico". (* o corpo trata o alimento cozido como um agressor)
- os alimentos cozidos rapidamente fermentam e putrefazem no trato intestinal. Em uma dieta crua do alimento você experimentará a eliminação do odor e do mau hálito do corpo. O alimento cozido causa muitas alergias
- os alimentos crus são agradáveis e têm mais sabor do que alimentos cozidos. Não há nenhum necessidade de acrescentar aditivos que não fazem bem. Estes aditivos acrescentados podem irritar seu sistema digestivo ou sobrecarregar outros órgãos.
Pense nesta ideia! Seu corpo agradecerá e você estará aumentando sua longevidade!
Curtam a página para receber informações tão boas quanto essas.
Também lí por lá que o melão é ótimo para desintoxicar o organismo. Para isso basta alimentar-se da fruta por 2 dias.
Além disso, o melão é bom pra nós, moças, já que o suco de melão consumido em jejum durante 10 dias ajuda a tratar miomas e problemas uterinos. Pra fazer esse suco passe o melão inteiro ( com casca e sementes ) pela centrífuga e tome imediatamente.
Eu costumo tomar em jejum o suco de couve. Só bater água ( mineral ou água de côco ), 1 folha de couve sem o talo, 1/2 pepino sem casca e sem sementes e 1 maçã sem casca e sem sementes. Não coem esse suco. É muito gostoso e ótimo para a saúde. Tomem por 4 dias, pelo menos, e verão os resultados incríveis. O intestino fica ótimo, você desincha totalmente, a pele e os cabelos ficam reluzentes.
Linda a natureza, né !
Legumes, hortaliças e frutas cruas são alimentos VIVOS.
Confira alguns argumentos para dissuadir quem pensou em cozinhar aquela beterraba suculenta, a cenoura deliciosamente viva, a couve tão rica em ferro e fibras...
- quando o alimento é cozido acima de 48 graus por três minutos ou mais, sua proteína torna-se coagulada
- as perdas nutrientes podem ser tão elevadas quanto 80% ou mais
- suas fibras naturais são arruinadas
- 30% a 50% suas vitaminas e minerais foram destruídas e 100% de suas enzimas também foram destruídas
- os alimentos crus são digeridos facilmente, requerendo somente 24-36 horas por tempo do trânsito através do intervalo digestivo, em comparação a 40-100 horas para alimentos cozidos. Isto aumenta a ameaça de putrefação e da doença
- o alimento cozido esgota o potencial da enzima do nosso corpo e drena a energia que nós necessitamos para manter e reparar nossos tecidos e sistemas do órgão e encurta nossa expectativa de vida
- cozinhando o alimento, destruímos muita de suas vitaminas, minerais, e índice de proteína, formando ácidos inorgânicos venenosos . Toda a dieta crua é a mais saudável
- os alimentos cozidos suprimem o sistema imunológico
- o alimento cru tem o mais melhor contrapeso da água, dos nutrientes e da fibra para satisfazer as necessidades do seu corpo
- cozinhar faz com que os elementos inorgânicos incorporem-se ao sangue, circulem através do sistema, estabeleçam-se nos artérias e nas veias e enfraqueçam os nervos
- após consumir alimentos cozidos (mesmo orgânicos), o corpo perde sua flexibilidade, as artérias perdem seu flexibilidade, os nervos perdem o poder de transportar sensações, a coluna vertebral torna-se endurecida, os tecidos ao longo do corpo contraem-se, e ser humano torna-se prematuramente velho
- com alimentos crus, a mente (memória e poder da concentração) estará desobstruída. Você será mais alerta, pensará mais rápido e com mais precisão
- os alimentos crus não o deixarão com um sentimento cansado após a refeição. Há uma tendência para a sonolência após uma refeição cozida. Com alimentos crus o corpo requer menos horas de sono e possibilitam um sono mais tranqüilo
- quando nós tratamos alimentos com o fogo térmico, nós perdemos até 97% das vitaminas solúveis da água (vitaminas B e C) e até 40% das vitaminas solúveis de lipídeos (vitaminas A, D, E e K)
- após termos comido alimentos cozidos, o sangue mostra imediatamente um aumento enorme das células de glóbulos brancos . As células brancas do sangue(leucócitos) são uma primeira linha de defesa e, são chamadas popularmente de "o sistema imunológico". (* o corpo trata o alimento cozido como um agressor)
- os alimentos cozidos rapidamente fermentam e putrefazem no trato intestinal. Em uma dieta crua do alimento você experimentará a eliminação do odor e do mau hálito do corpo. O alimento cozido causa muitas alergias
- os alimentos crus são agradáveis e têm mais sabor do que alimentos cozidos. Não há nenhum necessidade de acrescentar aditivos que não fazem bem. Estes aditivos acrescentados podem irritar seu sistema digestivo ou sobrecarregar outros órgãos.
Pense nesta ideia! Seu corpo agradecerá e você estará aumentando sua longevidade!
Curtam a página para receber informações tão boas quanto essas.
Também lí por lá que o melão é ótimo para desintoxicar o organismo. Para isso basta alimentar-se da fruta por 2 dias.
Além disso, o melão é bom pra nós, moças, já que o suco de melão consumido em jejum durante 10 dias ajuda a tratar miomas e problemas uterinos. Pra fazer esse suco passe o melão inteiro ( com casca e sementes ) pela centrífuga e tome imediatamente.
Eu costumo tomar em jejum o suco de couve. Só bater água ( mineral ou água de côco ), 1 folha de couve sem o talo, 1/2 pepino sem casca e sem sementes e 1 maçã sem casca e sem sementes. Não coem esse suco. É muito gostoso e ótimo para a saúde. Tomem por 4 dias, pelo menos, e verão os resultados incríveis. O intestino fica ótimo, você desincha totalmente, a pele e os cabelos ficam reluzentes.
Linda a natureza, né !
Marcadores:
ALIMENTAÇÃO NATURAL,
SUCOS,
VEGETARIANISMO,
VEGETARIANOS
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Bolo salgado de milho e creme de cebola.
Peguei essa receita no pacotinho de creme de cebola.
Façam porque é muito boa, a massa é incrível, dá pra rechear com vários ingredientes e foi muito fácil de fazer.
Babado certo !
Massa:
1 xícara ( chá ) de leite
1 lata de milho verde escorrido
1 embalagem de creme de cebola
1 xícara ( chá ) de óleo
3 ovos
2 xícaras ( chá ) farinha de trigo
1 colher ( sopa ) fermento em pó
Cobertura ( sugestão da Knorr ):
400 g queijo prato ralado no ralo grosso
400 g tomate seco
Orégano
Usei:
Queijo prato fatiado, seleta de legumes, cebolinha e mussarela ralada.
Como faz:
Pré-aquecer o forno 180º. Untar uma assadeira grande ( 40 x 28 ) e reservar.
Bata no liquidificador o leite e o milho até triturar os grãos. Junte o creme de cebola, o óleo e os ovos e bata por mais 1 minuto ou até formar uma mistura homogênea.
Passe para uma tigela média, junte a farinha e o fermento e misture delicadamente. Coloque na assadeira e cubra com a cobertura.
Forno por cerca de 40 minutos ou até passar no teste do palito.
Façam porque é muito boa, a massa é incrível, dá pra rechear com vários ingredientes e foi muito fácil de fazer.
Babado certo !
Massa:
1 xícara ( chá ) de leite
1 lata de milho verde escorrido
1 embalagem de creme de cebola
1 xícara ( chá ) de óleo
3 ovos
2 xícaras ( chá ) farinha de trigo
1 colher ( sopa ) fermento em pó
Cobertura ( sugestão da Knorr ):
400 g queijo prato ralado no ralo grosso
400 g tomate seco
Orégano
Usei:
Queijo prato fatiado, seleta de legumes, cebolinha e mussarela ralada.
Como faz:
Pré-aquecer o forno 180º. Untar uma assadeira grande ( 40 x 28 ) e reservar.
Bata no liquidificador o leite e o milho até triturar os grãos. Junte o creme de cebola, o óleo e os ovos e bata por mais 1 minuto ou até formar uma mistura homogênea.
Passe para uma tigela média, junte a farinha e o fermento e misture delicadamente. Coloque na assadeira e cubra com a cobertura.
Forno por cerca de 40 minutos ou até passar no teste do palito.
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
O que é ser normal ?
Eu realmente ficaria feliz em entender a razão pela qual as pessoas se 'espantam' quando eu digo que não como carne.
Meu irmão, por exemplo, não gosta de chuchu. Quando qualquer pessoa diz que não gosta de chuchu ou jiló, ninguém se espanta. É o normal: comer pedaços de animais ( humano também é animal, tá ? ), tomar o leite dos bezerros e contribuir com o aquecimento global, a industria da moda e a energia negativa que ronda esse planeta.
Imagina se alimentar de um ser que sofreu pra virar sua comida ?
Não parei pra escrever isso pra dar uma de ativista chata, natureba sem noção ou fazer o mesmo que um fanático religioso faria, mas acho que todos tem o direito de expressar seus pensamentos contanto que respeitem o espaço e os limites do próximo.
Quem tiver estômago, assista a esse documentário. Não é pra chocar, mas pra expor certas coisas que não chegam ao público:
Meu irmão, por exemplo, não gosta de chuchu. Quando qualquer pessoa diz que não gosta de chuchu ou jiló, ninguém se espanta. É o normal: comer pedaços de animais ( humano também é animal, tá ? ), tomar o leite dos bezerros e contribuir com o aquecimento global, a industria da moda e a energia negativa que ronda esse planeta.
Imagina se alimentar de um ser que sofreu pra virar sua comida ?
Não parei pra escrever isso pra dar uma de ativista chata, natureba sem noção ou fazer o mesmo que um fanático religioso faria, mas acho que todos tem o direito de expressar seus pensamentos contanto que respeitem o espaço e os limites do próximo.
Quem tiver estômago, assista a esse documentário. Não é pra chocar, mas pra expor certas coisas que não chegam ao público:
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Homem que é homem não come carne.
Ser vegetariano não tem nada de pose - É questão de mostrar postura, contra a matança de animais e contra a devastação do meio ambiente
A cena é corriqueira. Ao servir minha mulher e a mim em restaurantes, garçons colocam à minha frente o prato ornado com filé ou outra carne qualquer e, à metade dela a escolha vegetariana. Impulsivamente está nos afirmando que carne é para macho. Assim como discussão sobre a crise do Corinthians.
Apesar de o Brasil ocupar, segundo o grupo de pesquisas Ipsos, a vice-liderança entre os países em que a população tem a maior propensão em se tornar vegetariana - 28% -, só atrás dos EUA, ainda vigora no cidadão médio a estúpida filosofia camisa-desabotoada-peito-peludo-corrente-de-ouro de que vegetais são para quem abocanha fronhas.
Não poderia me importar menos com o que pensa esse mesmo cidadão médio. Mas, burrice incomoda. Muito. Sou obrigado a reagir.
Bois são mortos em fila, com marretadas ou disparo de pistola de ar comprimido no cocuruto. Porcos, da mesma maneira, mas têm de ser jogados em água fervente, para separar o espesso couro da carne. Peixes morrem asfixiados. Galinhas decepadas.
Nas linhas acima estão as principais razões que me fazem vegetariano. Tive consciência disso ao nove anos, quando assisti no Fantástico ("o show da vida") à matança de bebês-foca a pauladas no Canadá.
Se conto isso sou questionado em relação ao sentimento das plantas, ao serem arrancadas ou cortadas pela raiz. Se alguém me mostrar o sistema nervoso central, que responde pela dor, de uma planta, passo a me alimentar na mesma hora de barro.
Mas e a lei da natureza, do mais forte se alimentar do fraco? Respeito, desde que a pessoa passe então a compartilhar o habitat daquele que satisfaz sua fome e o abata em condições iguais.
A informação que mais me diverte é a de que só na carne é encontrado um nutriente (geralmente falam "uma proteína") essencial ao ser humano. Se alguém me mostrar essa tal proteína, racho uma picanha no alho com o gênio. A única propriedade nutricional superior da carne é empacotar o ferro de uma maneira que o organismo humano o absorva mais facilmente. Mas, se você consumir ferro por meio de feijão ou folhas verde-escuras com algo rico em vitamina C, como um copo de suco de laranja, estará ok.
Noves fora, é por isso que enxergo com o mesmo grau de estranheza um porco ou um cachorro à mesa. Não por preconceito ou por sentimento de superioridade, mas por pensar naquilo que consumo e por ter essa consciência registrada no meu código moral.
E seguir aquilo em que se acredita é o que torna o homem com H maiúsculo. Isso é postura de vida. Sei que não mudarei o mundo com isso. Mas eu me importo.
* Artigo de Luiz Cesar Pimentel, publicado na revista Universo Masculino.
Assinar:
Postagens (Atom)
