Mostrando postagens com marcador VEGANO. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador VEGANO. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Pão integral lindo, perfeito, maravilhoso!

Os pães integrais do mercado são a maior enrolação da história: quase não tem farinha integral, fora os outros vários aditivos.
Eu amo fazer pão e desde que ganhei a MFP, sempre que posso, faço pão em casa.
Testei várias receitas de pão integral e realmente é muito complicado encontrar um pão que seja 'comível', até que nas minhas andanças pela internet encontrei essa receita do Menu à Trois. É perfeita e sempre dá certo. Eu troquei a manteiga pelo óleo de coco e meu pão tornou-se um pão integral vegano lindo, macio e muito cheiroso.
Infelizmente leva açúcar e o fermento seco, mas pra  tentar melhorar eu coloco açúcar demerara ( que não deixa de ser açúcar ) e pretendo testar com o fermento biológico fresco, o que ainda não fiz porque é um pouco difícil de encontrar hoje em dia.
Esse pão dura em média 3 dias, se bem guardado, tampadinho. Deixo fora da geladeira e coloco no forno um pouquinho pra esquentar antes de comer, mas frio também é ótimo!
Vou postar a receita que faço na MFP e no link acima tem a receita original do Menu à Trois com sova feita na batedeira.

Precisa de:
- 500 gramas de farinha de trigo integral
- 6 gramas de fermento biologico seco
- 12 gramas de sal
- 18 gramas de açúcar
- 33 gramas de óleo de coco e mais um pouquinho pra untar o pão
- 300 gramas de água

Como faz:
Coloco na MFP a água, o óleo, sal, açúcar, farinha e, no meio, o fermento. Escolho o ciclo de massas,  deixo terminar o processo todo, tiro a massa da MFP e coloco na forma de pão untada e cubro a superfície do pão com uma camada fina de óleo de coco e espero crescer. Depois levo ao forno 250° pré aquecido e deixo 10 minutos e então diminuo a temperatura para 230° e deixo o pão por mais 20 minutos.
Ao final desses tempo é só bater na superfície do pão, como se estivesse batendo na madeira - rs - e se o som for oco o pão está pronto!








sábado, 15 de novembro de 2014

Bolo de cenoura e laranja com calda de chocolate e sem ovos!

Romeo disse que 'ninguém nunca não fez um bolo de cenoura pra ele'. Tentei fazer 2 vezes, anos atras, e não ficou legal. Desisti, até o apelo do bebê tocar meu coração rs.
Achei essa receita no "Vai comer o que?" e adorei. Só acrescentei a cenoura.

Para o bolo:
- 2 xic de farinha de trigo;
- 1 xic de açúcar;
- 1/2 colher de chá de sal;
- 1 colher de sopa de fermento;
- 3/4 xic de óleo;
- 1 cenoura pequena;
- 1 laranja cortada em 4, sem a parte branca do meio e sem caroço
- 1/2 xic de suco de laranja.

Como faz:
Peneirar farinha, sal e fermento. Bater no liquidificador os outros ingredientes, acrescentar aos secos e misturar sem bater. Levar ao forno 180° pré aquecido.

Para a calda de chocolate:
- 1/2 xic de leite;
- 4 colheres de sopa de achocolatado;
- 5 colheres de sopa de chocolate em pó;
- 2 colheres de sopa de açúcar.

Como faz:
Levar ao fogo médio, mexer de vez em quando até engrossar. Colocar ainda quente no bolo.