Mostrando postagens com marcador PÃES. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador PÃES. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Pão integral lindo, perfeito, maravilhoso!

Os pães integrais do mercado são a maior enrolação da história: quase não tem farinha integral, fora os outros vários aditivos.
Eu amo fazer pão e desde que ganhei a MFP, sempre que posso, faço pão em casa.
Testei várias receitas de pão integral e realmente é muito complicado encontrar um pão que seja 'comível', até que nas minhas andanças pela internet encontrei essa receita do Menu à Trois. É perfeita e sempre dá certo. Eu troquei a manteiga pelo óleo de coco e meu pão tornou-se um pão integral vegano lindo, macio e muito cheiroso.
Infelizmente leva açúcar e o fermento seco, mas pra  tentar melhorar eu coloco açúcar demerara ( que não deixa de ser açúcar ) e pretendo testar com o fermento biológico fresco, o que ainda não fiz porque é um pouco difícil de encontrar hoje em dia.
Esse pão dura em média 3 dias, se bem guardado, tampadinho. Deixo fora da geladeira e coloco no forno um pouquinho pra esquentar antes de comer, mas frio também é ótimo!
Vou postar a receita que faço na MFP e no link acima tem a receita original do Menu à Trois com sova feita na batedeira.

Precisa de:
- 500 gramas de farinha de trigo integral
- 6 gramas de fermento biologico seco
- 12 gramas de sal
- 18 gramas de açúcar
- 33 gramas de óleo de coco e mais um pouquinho pra untar o pão
- 300 gramas de água

Como faz:
Coloco na MFP a água, o óleo, sal, açúcar, farinha e, no meio, o fermento. Escolho o ciclo de massas,  deixo terminar o processo todo, tiro a massa da MFP e coloco na forma de pão untada e cubro a superfície do pão com uma camada fina de óleo de coco e espero crescer. Depois levo ao forno 250° pré aquecido e deixo 10 minutos e então diminuo a temperatura para 230° e deixo o pão por mais 20 minutos.
Ao final desses tempo é só bater na superfície do pão, como se estivesse batendo na madeira - rs - e se o som for oco o pão está pronto!








terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Rosca de açúcar e canela

Receita do Panelaterapia.
A massa é muito macia e com o açúcar mascavo fica perfeito. Não é super doce.

Precisa de:
- 1 xícara de leite morno;
- 1 ovo;
- 4 colheres de sopa de manteiga;
- 3 xícaras e 1/2 de farinha de trigo;
- 1/2 colher de chá de sal;
- 3 colheres de sopa de açúcar;
- 2 colheres de chá de fermento biologico seco.

Para o recheio:
- 1/2 xícara de açúcar mascavo;
- canela;
- 1/4 xícara de manteiga derretida.

Como faz:
Coloquei os ingredientes da massa, na ordem listada, na MFP e escolhi o ciclo 'massa', que durou 1 hora e meia.
Depois da massa pronta, abri em um tapete de silicone, pincelei a manteiga derretida ( sobrou bastante ) e cobri com o açúcar mascavo. Por cima polvilhei a canela.
Depois é só enrolar como um rocambole, cortar em rodelas ( usei dois dedos como medida ) e arrumar as rodelas em uma forma redonda, com a parte do recheio para cima, claro!
Ainda salpiquei mais açúcar mascavo depois de arrumar as rodelas e levar ao forno pré-aquecido, 180°. No meu forno foram 40 minutos até ela crescer e ficar dourada.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Pão de banana na MFP

Esse pão é muuuuito cheiroso, mas nada nesse mundo será melhor que banana bread com pedaços de chocolate meio amargo!
O pão fica bem melhor no dia seguinte, tostado na sanduicheira.

Precisa de:
- 200 ml de água;
- 1 ovo;
- 1 colher de sopa de mel;
- 2 colheres de sopa de óleo;
- 1/2 colher de chá de sal;
- 1/2 xícara de leite em pó;
- 1/2 xícara de açúcar mascavo;
- 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo - 2 colheres de chá de fermento biológico seco;
- 2 bananas amassadas.

Como faz:
Só colocar tudo na MFP, na orden da lista e escolher o ciclo para pão doce.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Pãozinho de batata recheado.

Pão fofinho e fácil de fazer!

Precisa de:
- 1 batata ( com 200 gramas ) cozida ( cozinhe a batata inteira com a casca )
- 1/2 xicara de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de chá de sal
- 2 colheres de chá de fermento seco instantâneo
- 2 colheres de sopa de açucar
- 1 ovo
- 3 xícaras de farinha de trigo

Como faz:
Amasse a batata e adicione todos os ingredientes e sove até a massa ficar lisa, elástica e desgrudar da mão. Se necessário, acrescente mais farinha aos poucos.
Deixe a massa crescer por cerca de 1 hora. Modele os pães e deixe descansar por 30 minutos.
Asse em forno pre aquecido 180° até dourar.

Fiz triangulos de massa e recheei com queijo e presunto e fiz bolinhas recheadas com Polenguinho.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Pão perfeito pra MFP

Descobri uma receita perfeita de pão simples, tipo brioche, pra máquina de fazer pão.
Fica lindo, enorme, super fofo. Não é super salgado ou doce, é um pão neutro, que combina com manteiga, geléia, etc.

Colocar na MFP, nessa ordem:
- 1 ovo
- 1 colher de chá de sal
- 3 e meia colheres de sopa de açúcar
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 1 xícara de buttermilk
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 e meia colher de chá de fermento seco para pão

Escolha o ciclo para pão doce, tamanho médio e a cor de sua preferencia ( escolhi médio ).

Não lembro de onde peguei essa receita. Anotei antes mesmo de ter a máquina.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Pão de abóbora com coco.

Achei esse pão no Pecado da Gula e fiz ontem.
Ele cresce muuuuito e a massa não é muito doce, a calda de coco é o que faz ele realmente virar um 'pão doce'.
E uma dica, porque eu sempre acho que vou lembrar e esqueço: comprei 2 saquinhos de coco ralado mas 1 de 100 gramas rende a xícara necessária pra massa e calda.
Sobre a água do cozimento, usei cerca de 1/4 de xícara na massa.
Usei óleo de girassol.

Desculpem pelas fotos terríveis, mas tirei com o celular.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pão de mandioquinha.

O melhor pão do mundo !!!
Tirado do Pitadinhas .

Ingredientes:
30g de fermento biológico fresco 
¼ xícara (chá) de leite ( usei leite de soja )
½ xícara (chá) de óleo
2 ovos
2 colheres (sopa) de açúcar
250g de mandioquinha cozida e espremida
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
½ colher (sobremesa) de sal ( usei 1 colher de sopa )
cerca de ½ quilo de farinha de trigo


Como faz:
Bater no liquidificador o fermento, o leite, o óleo, os ovos e o açúcar. À parte, misture a mandioquinha, a manteiga e o sal. Quando a massa estiver morna, acrescentar a mistura do liquidificador, a farinha e amassar bem. Deixar descansar por 20 minutos. Fazer os pãezinhos e colocar em uma assadeira levemente untada. Deixar crescer até dobrar o volume. Pincelar uma gema e levar ao forno pré-aquecido 180°C por cerca de 25 minutos.
 

Pão de salsa.

3/4 xícara (chá) de leite morno ( usei água, na falta de leite de soja )
2 tabletes de fermento biológico ( usei 1 envelope de fermento biológico seco )
1 colher (sobremesa) de açúcar
2 ovos
1 xícara (chá) de folhas de salsa
1 cebola pequena picada
1 colher (sobremesa) de orégano
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de sal
1 1/2 colher (sopa) de margarina ( usei 6 colheres de sopa de azeite )
500g de farinha de trigo
margarina para untar ( usei óleo )
1 gema para pincelar ( não usei )
gergelim para salpicar ( não usei )

Como faz:
Bata no liquidificador o leite, o fermento e o açúcar. Tansfira para um recipiente e reserve.
Bata também os ovos, as folhas de salsa, o orégano, o alho, a cebola, o sal e a margarina. Junte as duas misturas e acrescente a farinha de trigo aos poucos. Cubra e deixe descansar por 30 minutos. Trabalhe a massa sobre uma superfície enfarinhada. Acrescente mais farinha se necessário. Unte as mãos com óleo e modele os pães ou um só pão maior. Coloque-os em formas pequenas ou em uma assadeira untada e enfarinhada. Pincele a gema e salpique o gergelim. Deixe descansar mais 20 minutos. Leve ao forno preaquecido por cerca de 40 minutos.

Receita adaptada daqui.