Mostrando postagens com marcador SEM LACTOSE. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador SEM LACTOSE. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Pão integral lindo, perfeito, maravilhoso!

Os pães integrais do mercado são a maior enrolação da história: quase não tem farinha integral, fora os outros vários aditivos.
Eu amo fazer pão e desde que ganhei a MFP, sempre que posso, faço pão em casa.
Testei várias receitas de pão integral e realmente é muito complicado encontrar um pão que seja 'comível', até que nas minhas andanças pela internet encontrei essa receita do Menu à Trois. É perfeita e sempre dá certo. Eu troquei a manteiga pelo óleo de coco e meu pão tornou-se um pão integral vegano lindo, macio e muito cheiroso.
Infelizmente leva açúcar e o fermento seco, mas pra  tentar melhorar eu coloco açúcar demerara ( que não deixa de ser açúcar ) e pretendo testar com o fermento biológico fresco, o que ainda não fiz porque é um pouco difícil de encontrar hoje em dia.
Esse pão dura em média 3 dias, se bem guardado, tampadinho. Deixo fora da geladeira e coloco no forno um pouquinho pra esquentar antes de comer, mas frio também é ótimo!
Vou postar a receita que faço na MFP e no link acima tem a receita original do Menu à Trois com sova feita na batedeira.

Precisa de:
- 500 gramas de farinha de trigo integral
- 6 gramas de fermento biologico seco
- 12 gramas de sal
- 18 gramas de açúcar
- 33 gramas de óleo de coco e mais um pouquinho pra untar o pão
- 300 gramas de água

Como faz:
Coloco na MFP a água, o óleo, sal, açúcar, farinha e, no meio, o fermento. Escolho o ciclo de massas,  deixo terminar o processo todo, tiro a massa da MFP e coloco na forma de pão untada e cubro a superfície do pão com uma camada fina de óleo de coco e espero crescer. Depois levo ao forno 250° pré aquecido e deixo 10 minutos e então diminuo a temperatura para 230° e deixo o pão por mais 20 minutos.
Ao final desses tempo é só bater na superfície do pão, como se estivesse batendo na madeira - rs - e se o som for oco o pão está pronto!








terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Rosquinha

Originalmente essa é uma receita de sonho. Peguei no blog Pecado da Gula. Eu já fiz sonho com essa massa e faço rosquinha por ser mais prático, já que não precisa de recheio.
Sempre misturo os ingredientes à mão, não dá trabalho e não precisa sovar muito.

Precisa de:
- 1/2 kg de farinha de trigo;
- 1 pacotinho de fermento biologico seco;
- 1/2 xícara de manteiga;
- 25 gramas de açúcar;
- 2 ovos;
- 1 pitada de sal;
- 1/2 xícara de água.

Como faz:
Separe 50 gramas da farinha e acrescente o fermento e um pouco da água para formar uma esponja. Deixe descansar por 15 minutos dentro do forno. Depois desse tempo acrescente os outros ingredientes e sove até obter uma massa lisa e macia.
Deixe a massa descansar por 10 minutos, dentro do forno, coberta com um pano úmido.
Modele as roscas ( ou sonhos ), coloque em um tapete de silicone ou forma untada e espere dobrar de tamanho.
Frite em óleo não muito quente até dourar.
Escorra e passe em uma mistura de açúcar com canela.

sábado, 15 de novembro de 2014

Bolo de cenoura e laranja com calda de chocolate e sem ovos!

Romeo disse que 'ninguém nunca não fez um bolo de cenoura pra ele'. Tentei fazer 2 vezes, anos atras, e não ficou legal. Desisti, até o apelo do bebê tocar meu coração rs.
Achei essa receita no "Vai comer o que?" e adorei. Só acrescentei a cenoura.

Para o bolo:
- 2 xic de farinha de trigo;
- 1 xic de açúcar;
- 1/2 colher de chá de sal;
- 1 colher de sopa de fermento;
- 3/4 xic de óleo;
- 1 cenoura pequena;
- 1 laranja cortada em 4, sem a parte branca do meio e sem caroço
- 1/2 xic de suco de laranja.

Como faz:
Peneirar farinha, sal e fermento. Bater no liquidificador os outros ingredientes, acrescentar aos secos e misturar sem bater. Levar ao forno 180° pré aquecido.

Para a calda de chocolate:
- 1/2 xic de leite;
- 4 colheres de sopa de achocolatado;
- 5 colheres de sopa de chocolate em pó;
- 2 colheres de sopa de açúcar.

Como faz:
Levar ao fogo médio, mexer de vez em quando até engrossar. Colocar ainda quente no bolo.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Bolo de limão



Nunca na vida fiz um bolo de limão decente. O meu 'sonho de consumo' era fazer um de limão com iogurte mas sempre deu errado, solava, não crescia, uma tristeza.
No último sábado fui buscar mais uma receita, mas todas deveriam ser feitas no liquidificador, aparelho que não tenho ( um Philco Deluxe 600W quebrou na segunda vez que eu usei. Não comprem esse liquidificador ! ). Acabei misturando várias receitas ( já que a manteiga era insuficiente ) e fiz na batedeira mesmo.
Dei sorte ! O bolo ficou lindo, fofinho e cheiroso !


Ingredientes:

  • 200 ml de óleo;
  • 1 xícara de leite;
  • 3 ovos;
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar;
  • 1 pitada de sal;
  • 2 e 1/2 xícaras de farinha;
  • 1 colher ( sopa ) de fermento em pó;
  • suco e raspas de 1 limão;
Como faz:
Peneirar farinha e fermento juntos. Coloque as raspas de limão no açúcar e misture bastante, até o açúcar ficar com o aroma do limão. Bata os ovos com o sal até dobrar de volume. Acrescente o suco de limão e o óleo e bata até ficar espumoso ( fica com algumas bolhas ). Intercale a farinha com o leite, batendo até ficar homogêneo.
Usei uma forma de 25 cm forrada com papel manteiga ( o fundo ). Forno  pré-aquecido, 180º por 50 minutos.

*Fiz uma calda misturando 1 e 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro com 3 colheres ( sopa ) de suco de limão.
* Juro que coloco foto !
* Usei a mesma receita trocando o leite por suco de tangerina.