segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Muffins de banana sem glúten.

Acho que agora, por aqui, vocês só encontrarão receitas sem glúten.
Maria Flor, meu bebê, cresce e engorda muito pouco. Depois de ir a diversos pediatras que achavam que 'a culpa era da mãe', descobri um, Lauro Felício, que é um amor.
Aliás, depois dele, tive a impressão de que todos os outros pediatras eram comerciantes e não estavam se importando muito se minha filha estava muito abaixo do peso ou não crescia. Nem ouviam o que eu falava.
Maria tem diarréia a vida toda, desde sempre. Ela faz exames regularmente pra tentar descobrir a razão disso e a diarréia desapareceu depois que excluí o glúten da dieta dela.
Eu, que vivia inchada, com azia, enjoada e meio mal humorada no final da tarde, melhorei. Tem dias que não fico parecendo um balão e não tenho vontade de esganar metade do mundo.

A receita encontrei no blog Delishville .
Aumentei pra 2 a quantidade de banana, coloquei menos canela e usei leite de soja.
Ficaram lindos, enormes e muito cheirosinhos ! Rende 9 unidades.

Eu fiz assim: ( a receita original, com foto - tô sem câmera ainda - no link acima )

2 bananas amassadas
1 xícara de farinha de arroz
1/2 xícara de amido de milho
1/3 de xícara de açúcar
1/4 xícara de leite de soja ( usei Ades Original )
3 colheres de sopa de manteiga
2 ovos
1 colher de sopa de fermento
1 pitada de sal
1 pitada de canela.

pré-aqueça o forno, 180°.
Misture todos os ingredientes e bata, à mão, por 3 minutos, depois acrescente o fermento e misture.
Coloquei 3 colheres de sopa ( não muito cheias ) em cada forminha e levei ao forno até dourarem.
No meu forno, levou 32 minutos. Abri o forno aos 19 minutos pra espetar um bolinho e ver se estavam assados, não estavam. Achei que todos murchariam, mas cresceram bastante e ficaram macios.

Nenhum comentário: