quarta-feira, 26 de maio de 2010

Cupcakes.

Já tem um tempão que eu queria fazer cupcakes e sábado, finalmente, fiz pela primeira vez !
Usei a receita da Priscila, do blog Pra falar de coração, indicada pela Cláudia, do Feito à mão, um blog lindo que eu sempre leio e me anima !

A receita dá certo mesmo, e olha que não tenho uma experiência muito boa com bolos, não. Demorei anos pra conseguir fazer um bolo decente !

A receita é essa:

(24 unidades)
Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo com fermento
2 xícaras de açúcar refinado
4 ovos
100 g de manteiga
50 g de margarina
1 caixa de creme de leite

Modo de Fazer:

Antes de tudo, a manteiga, a margarina e os ovos devem estar em temperatura ambiente. Tem que tirar da geladeira umas boas horas antes de começar a receita. O açúcar e a farinha devem ser peneirados.

Bater em batedeira, na velocidade máxima, o açúcar, a manteiga e a margarina por uns 10 minutos até formar um creme bem fofo. Depois acrescentar, ainda com a batedeira ligada, os ovos, um a um. Depois, acrescentar a farinha de trigo e o creme de leite, intercalados, em velocidade mínima. Não precisa bater muito tempo, só o suficiente pra misturar. Daí é só colocar nas forminhas de papel, que devem estar pousadas em assadeira pra cup cakes ou em forminhas de empada grande e assar por uns 15 a 20 minutos em forno baixo (pré aquecido!!)

Fiz 22 unidades mas sobrou massa à beça. Como não tinha mais forminhas, tive que jogar fora. Acho que dava pra fazer mais uns 4 ou 5.
Em todos os lugares dizem que deve-se encher 2/3 das forminhas. Raquel exagerada colocou um pouco mais, então alguns cresceram demasiadamente. Os que coloquei 1 e 1/2 colher de sopa ficaram perfeitos, cresceram até a borda da forminha. Os outros, tive que cortar a tampinha pra colocar o chantilly. O chantilly é um capítulo à parte. Usei aquele pronto, de saquinho, da marca Yoki. Não gostei. Bati, bati, bati e nada de ficar como qualquer chantilly. Ficou consistente, deu pra colocar em cima do bolinhos, mas foi virando uma 'massa', perdeu o desenho do bico de confeitar. Vou testar outra marca.
Os cupcakes ficaram ótimos, perfeitos.
Demorou uns 30 minutos pra assar, abri o forno depois de 20 minutos, mas eles não estragaram.
A massa é muito leve e macia e não é doce demais.
Só queria saber como faço variações, tipo chocolate, por exemplo.
Usei forminhas comuns de papel, essas que vendem em casas de artigos pra festa, número 0.
Fiz os cupcakes no sábado e na segunda ainda estavam macios. Não coloquei na geladeira.
Como a massa é leve, acho que dá pra fazer sem a forminha de bombocado. Colocando umas 5 forminhas juntas, acho que dá certo. Na hora nem pensei nisso, joguei fora o resto da massa... =/

Na sequência, eles antes dor forno, depois de assados e com chantilly e confeitos coloridos:

Um comentário:

Unknown disse...

Vou comprar as forminhas de aluminio que nao tenho, na verdade vou comprar tudo pq nao tem aqui em casa e vou fazer ainda essa semana!
Te mando uma foto, mas nao acho que vai ficar nem parecidos com os seus!
Estão lindos!