domingo, 26 de setembro de 2010

Estrogonofe de proteína de soja.



Acho que já contei que não como carne.
Tem anos que convivo com a proteína de soja, mas ela é meio complicada, tem um gosto e um cheiro meio esquisitos, então precisa de um ritual pra fazer.

Já fiz estrogonofe com pts ( proteína texturizada de soja ) antes, mas esse, retirado do programa Que Marravilha, do Claude, é fantástico !


Precisa de :
150g proteína texturizada de soja cortada em pedaços escuros
3 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de cebola picada
5 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de cenoura picada
3 colheres de sopa de pimentão verde picado
200g cogumelos paris cortados
150g palmito fresco fatiado
1 colher de chá de curry madras
½ colher de chá de páprica picante
3 colheres de sopa de conhaque ou cachaça
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
200ml molho de tomate
450ml creme de leite
salsa picada a gosto
sal a gosto
pimenta do reino moída na hora a gosto


Como faz :
Coloque a proteína de soja em água fervendo e deixe hidratar por aproximadamente 30 minutos. Após este tempo, retire o excesso de água da soja espremendo os cubos. Corte a soja em cubos menores e refogue em uma panela com 2 colheres de sopa de azeite, até dourar. Tempere com sal e pimenta a gosto e reserve.
Na mesma panela, refogue a cebola, o alho, a cenoura e o pimentão, acrescentando uma colher de sopa de azeite. Acrescente a proteína de soja e tempere com o curry e a páprica. Coloque as 3 colheres de sopa de conhaque ou cachaça e retire o excesso de álcool colocando fogo na mistura. Acrescente o vinagre balsâmico, o palmito e os cogumelos cortados. Por fim, misture o creme de leite, o molho de tomate e uma concha de água quente. Tampe a panela e deixe ferver por 10 a 15 minutos em fogo baixo.

DICA: Para ficar ainda mais saboroso, verifique os temperos e guarde para o dia seguinte. Na hora de servir, reaqueça acrescentando 150 ml de creme de leite. Coloque a salsa picada e tempere com sal e pimenta. Acompanhe com o risoto de quinoa e brócolis.

Dica da Raquel: Você come carne? Tem problema, não ! Se joga que é bom de verdade !

12 regras básicas para preparar doces.

Reproduzo aqui um post do Comidinhas.

1- Nunca pare de bater um bolo antes de 3 minutos.
2- Se, por qualquer motivo, tiver de parar, não o faça também por mais de 3 minutos.
3- Para misturar bem os ingredientes secos, mexa-os devagar e aos poucos.
4- Para começar a misturar uma massa, faça uma cova no meio da farinha e coloque ali todos os ingredientes, faça um creme pouco espesso e junte depois do restante da farinha. Assim, a massa ficará livre de salpicos de ovos mal misturados.
5- Nunca use os ingredientes gelados como manteiga, ovos, gorduras etc. Use-os na temperatura normal, pois os ingredientes gelados impedem o crescimento dos bolos.
6- Para o preparo de qualquer massa, peneire sempre os ingredientes secos.
7- Toda a massa que for ao forno deverá conter mais gordura ou manteiga do que água. A água faz endurecer a massa que for assada.
8- Para as massas que levam gemas não ficarem quebradiças não use manteiga ou gordura, nem quente ou gelada, use na temperatura ambiente. Trabalhe bem a massa para que os ovos e gorduras fiquem bem misturados, assim se obterá uma massa lisa e homogênea.
9- Quando levar ao forno tortas e bolos e os mesmos começarem a dourar antes do tempo, cubra-os com um papel impermeável e deixe que acabem de assar, assim evitará que os mesmos tostem.
10- Para cortar um bolo para recheio, use um barbante fino e forte, faça um nó e envolva o bolo e vá apertando devagar até completar o nó.
11- Nunca use um prato úmido para bater as claras, a água impede o crescimento.
12- Para baixar a temperatura do forno muito quente, use uma panela de água fria, colocando dentro do forno.